Se você trabalhou em 2020 e atende às regras do PIS-PASEP, poderá sacar até R$ 1.212 – valor varia conforme número de meses trabalhados – de abono salarial até o dia 29 de dezembro.

Conforme o Ministério da Previdência, 485.666 trabalhadores esqueceram os abonos nos bancos, sendo que 328.612 são referentes ao Pasep (para servidores públicos) e outros 157.054 são de PIS (iniciativa privada).

Isso ocorre por muitos brasileiros que desconhecem ter direito ao saque do PIS-PASEP. No caso do abono antigo, R$ 208,5 milhões ainda podem ser recuperados por mais de 320 mil trabalhadores.

Quem tem direito ao PIS-PASEP 2022?

Dessa forma, terão direito ao PIS-PASEP 2022 apenas quem se encaixa nos seguintes critérios:

  • Ter recebido por pelo menos 30 dias de trabalho em 2020.
  • Atuado com carteira assinada em 2020.
  • Ter recebido, em média, no máximo dois salários mínimos mensais em 2020.
  • Estar inscrito no PIS-PASEP há pelo menos 5 anos.
  • Que o seu empregador tenha atualizado seus dados na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

Como consultar o abono salarial?

Para saber se terá direito ao abono salarial do PIS-PASEP, basta consultar a Carteira de Trabalho Digital ou o portal gov.br, pelo link https://www.gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial.

Além disso, há possibilidade de realizar consulta ao canal 158 do e Previdência, bem como das unidades presenciais da pasta.

Pela Carteira de Trabalho Digital, é necessário que o trabalhador atualize o aplicativo. Depois, basta acessar a aba ‘benefícios' e ‘abono salarial' em seguida. Assim, será possível visualizar valor, dia e banco para recebimento.