Soja, celulose e carne bovina são os produtos de MS mais exportados até julho

Soja segue como principal produto de destaque de MS
| 05/08/2022
- 12:47
Soja, celulose e carne bovina são os produtos de MS mais exportados até julho
Colheita da soja em MS. (Foto: Arquivo)

A balança comercial de Mato Grosso do Sul alcançou superávit de US$ 2.845 milhões entre janeiro e julho de 2022, tendo a soja em grão, a celulose e a carne bovina como os principais itens. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, e Comércio Exterior.

A soja em grão é o principal produto na pauta de exportações, representando 37,52% do total exportado em termos do valor. O segundo produto é a celulose, com 17,84% de participação. Em termos de valor, ambos exportaram em sete meses desse ano, o equivalente ao mesmo período do ano passado.

Já a carne bovina aumentou em quase 40% as exportações este ano na comparação com o ano passado. Seguido no ranking, estão os óleos e gorduras vegetais, a carne de aves e o milho em grão. O açúcar aparece em 7º e com queda de 55% nas exportações na comparação com o ano passado.

Mato Grosso do Sul também aumentou as importações, de em 41% e de produtos químicos inorgânicos em 219%. “Temos acompanhado a dinâmica do comércio exterior e há um forte crescimento das exportações e importações, que mostra o Estado integrado com a dinâmica internacional. A tendência é mesmo aumentar a importação de matéria-prima e faça o processamento, dando uma série de novas oportunidades”, afirma o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Veja também

Em audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal(STF), realizada nesta terça-feira, 16, para tratar da...

Últimas notícias