Secretário de Comércio Exterior destaca recuperação de exportações para EUA e UE
Houve aumento também nas vendas para a China (28%)
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz, destacou a recuperação das exportações brasileiras para destinos como Estados Unidos, que subiu 44,9% em 2021, e União Europeia, que aumentou 32,1%. Houve aumento também nas vendas para a China (28%), que continua sendo o principal comprador dos produtos brasileiros, e para o Mercosul, de 37%.
Ele ressaltou ainda que, depois das frustrações registradas no ano passado por causa de questões climáticas, a safra de grãos deve ser recorde neste ano.
Importações
O crescimento das importações brasileiras em 2021, de 38,2%, está relacionado ao aumento na importação de combustíveis e energia elétrica, reflexo da crise hídrica enfrentada pelo país, além de compras de itens como vacina e insumos industriais. Além disso, a desvalorização do real, que deixou mais caros os itens importados, também contribuiu para o resultado.
O secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia ressaltou que o aumento na corrente de comércio (soma de importações e exportações) de 35,8% reflete o crescimento das exportações (34%) e a alta “mais significativa” nas importações (38,2%). “Tivemos surpresa positiva nas importações. Há correlação de aumento das importações e recuperação da economia brasileira”, completou.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Inscrições para o concurso público dos Correios seguem abertas
Taxa de inscrição varia entre R$ 39,80 e R$ 42
Ponta Porã Linha do Tempo
“Um Estado se torna forte através de governantes visionários e corajosos”. prof. Me. Yhulds G. P. Bueno.
Ceará vence, encosta no G-4 e complica a Ponte Preta na Série B
O Ceará segue vivo na briga pelo acesso na Série B do Campeonato brasileiro. Neste sábado venceu a Ponte Preta por 1 a 0, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 31ª rodada. O gol da suada vitória foi anotado por Lucas Mugni, ainda no primeiro tempo. Com isso, o time cearense encostou de vez na…
Déficit de vagas no sistema carcerário do Brasil passa de 174 mil
Conforme relatório do Governo, 663.906 estão presos com capacidade para 488.951
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.