Saque extraordinário do FGTS 2022 é liberado para novo grupo neste fim de semana; confira

Confira as datas do novo saque extraordinário do FGTS 2022.
| 20/05/2022
- 15:42
saque extraordinário do FGTS 2022
Foto: Ilustrativa

Neste sábado (21), haverá nova liberação do saque extraordinário do FGTS 2022. O cronograma de liberações segue conforme mês de nascimento do trabalhador.

Até esta semana, foram disponibilizados saque extraordinário do FGTS para os nascidos entre janeiro e junho. Dessa forma, a próxima liberação será para quem é aniversariante em julho.

Então, o calendário do saque extraordinário do FGTS 2022 segue até 15 de junho, quando o nascidos em dezembro poderão acessar os recursos do fundo.

Como resgatar o saque extraordinário do FGTS 2022?

O saque do FGTS será depositado na conta poupança digital para benefícios sociais e previdenciários da .ebc - Saque extraordinário do FGTS 2022 é liberado para novo grupo neste fim de semana; confiraebc - Saque extraordinário do FGTS 2022 é liberado para novo grupo neste fim de semana; confira

Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para sistemas operacionais Android e iOS), o que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados.

O Caixa Tem também libera o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.

Todo o processo para pedir o saque será informatizado. O trabalhador não precisará ir a uma agência da Caixa, bastando entrar no aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserir os dados solicitados.

Porém, o trabalhador precisará ficar atento. A maioria receberá o dinheiro automaticamente na conta poupança social digital da Caixa. No entanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá de pedir a liberação dos recursos.

Como consultar seu saque do FGTS?

Para saber se receberá automaticamente o dinheiro ou se precisará pedir o saque, o trabalhador pode fazer uma consulta. O processo pode ser feito tanto no site do FGTS quanto no aplicativo FGTS.

O site informa apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.

O listou as 3 formas mais práticas para movimentar o dinheiro do seu FGTS sem sair de casa, fazendo tudo pela internet.

Você sabe o que é o Fundo de Garantia?

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) foi um dispositivo criado pelo governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa, em que uma conta vinculada ao contrato de trabalho é criada e em caso de desligamento, que ele possa ter acesso ao valor acumulado até ali.

Durante muitos anos houve certa crítica ao Governo, principalmente em momentos de crise econômica - como é o ciclo que vivemos desde 2014 principalmente - quando se dizia que o dinheiro imobilizado do FGTS poderia ser usado pelos trabalhadores em situações distintas, que não só a demissão, e isso aconteceu.

Veja também

Custos com a tonelada saltaram de R$ 1.800 para R$ 5.400 em apenas quatro meses, onerando a vida dos produtores rurais

Últimas notícias