Saindo da margem negativa, volume de serviços empresariais em MS cresceu 7,1% em dezembro
Em dezembro de 2020, a variação era de -1,2%
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (10) a Pesquisa Mensal de Serviços do mês de dezembro de 2021. Mato Grosso do Sul saiu da margem negativa e cresceu 7,1% no volume de serviços prestados no Estado, segunda maior taxa registrada no ano passado.
O objetivo da pesquisa é produzir indicadores para acompanhar a evolução do setor de serviços empresariais não financeiros e os principais segmentos. Em março, o Estado registrou variação negativa de -5,2, fazendo com que o crescimento acumulado nos últimos 12 meses ficasse em 11,6%, superando a perda acumulada de 1,2% registrada em 2020.
Com a divulgação da pesquisam as federações podem ter indicadores da receita nominal, volume, resultado de deflação dos valores, índices de preço para cada atividade. No cenário geral do Brasil, os maiores impactos registrados foram nos setores de serviços profissionais, administrativos e complementarem, com crescimento de 2,6%.
Essa também é segunda taxa positiva, acumulando ganho de 3,9%. A atividade situa-se 0,2% abaixo do patamar pré-pandemia e 20,7% abaixo do ponto mais alto da sua série, em julho de 2012. Outros serviços ficaram com o terceiro impacto. O crescimento de 1,4% em dezembro foi a segunda taxa positiva seguida, acumulando ganho de 5,6%. Com isso, situa-se 0,5% acima do patamar pré-pandemia e 10,5% abaixo do ponto mais alto da série, em agosto de 2011.
Os serviços prestados às famílias (0,9%) foram a quarta atividade, com a nona taxa positiva seguida e crescimento acumulado de 61,6%. Ela está 11,2% abaixo do patamar pré-pandemia e 21,8% abaixo do ponto mais alto de sua série, em outubro de 2013. “Essa foi a atividade que sentiu os maiores efeitos da pandemia, perdeu muita receita nos meses iniciais, mas e de lá pra cá vem reduzindo suas perdas”, disse o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Cadeirante é agredido com pedaço de cano pela ex-mulher em Campo Grande
Vítima foi atingida na coluna, região onde passou por cirurgia recentemente, e socorrida pelos Bombeiros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.