Para os trabalhadores que tiveram carteira assinada em 2021 o saque do PIS-PASEP será de até R$ 1,2 mil – um salário mínimo. No entanto, o já tomou a decisão de liberar os recursos apenas no próximo ano, em 2023.

Neste ano, o Governo pagou quem trabalhou em 2020 devido ao adiantamento dos pagamentos, causado pela pandemia. Então, o calendário foi alterado, deixando o pagamento de 2021 para 2023.

São beneficiados trabalhadores que atuam no setor privado e público e atendem a uma série de requisitos do Ministério da Economia.

Quem tem direito ao PIS-PASEP de 2021?

Os trabalhadores que exerceram atividade no ano de 2021 são os que podem receber até um salário mínimo – conforme o número de meses trabalhados. Além disso, é necessário ter cumprido pelo menos 30 dias de trabalho no ano de referência. A quantidade de meses trabalhados determina o valor a ser recebido de abono.

Dessa forma, terão direito ao PIS-PASEP apenas quem se encaixa nos seguintes critérios:

  • Receberam até dois salários mínimos em 2021;
  • Estão cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Exerceram alguma atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, em 2021;
  • Possuem os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Como consultar o abono salarial?

Para saber se terá direito ao PIS-PASEP, basta consultar a Carteira de Trabalho Digital ou o portal gov.br, pelo link https://www.gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial.

Na Carteira de Trabalho Digital basta acessar a aba de benefícios e selecionar a opção de abono salarial. O aplicativo irá mostrar os anos que podem ser consultados e se você possui direito ao benefício e quanto deve receber.

Além disso, há possibilidade de realizar consulta ao canal 158 do e Previdência, bem como das unidades presenciais da pasta.