Mato Grosso do Sul arrecadou R$ 3,2 milhões em CFEM (Contribuição Financeira de Exploração Mineral) provenientes de produtor minerais usados na construção civil, como calcários, pedra britada e areias. Os valores são de 2021.

Entre os produtos se destacam a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes reciclados, escórias de aciaria, produtos industriais, entre outros.

Este setor é o segmento da indústria mineral que comporta o maior número de empresas e trabalhadores e o único a existir em todos os estados brasileiros.

Segundo o Eduardo Pereira, secretário executivo da Cadeia Produtiva Mineral do Estado e Presidente do Conselho Estadual do Trabalho, o segmento mineral gera atualmente 2.940 postos de trabalho direto e outros 1.600 empregos indiretos, conforme dados oficias do CAGED no Estado.

Principais municípios 

Em média o Estado arrecadou R$ 3,2 milhões de CFEM em 2021, oriundos da extração de brita de Calcários (Serra do Bodoquena) e basaltos (Formação Serra Geral) e areias dos Rios Paraná, Aquidauana, e Paraguai. Os municípios produtores são Bela Vista, Bonito, Bodoquena, Campo Grande, Dourados, Itaporã, Três Lagoas, Bataguassu, Anastácio, Corumbá, Amambai, Naviraí, Mundo Novo, Miranda, Brasilândia, Paranaíba, e Costa Rica.