Em MS, mais de 28 mil moradores aguardam na fila concessão de benefícios do INSS
Tempo médio varia de 68 a 283 dias para espera de benefícios sociais do Governo Federal
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Atualmente cerca de 28.795 moradores de Mato Grosso do Sul estão na fila do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aguardando a análise de concessão de algum benefícios, segundo dados atualizados divulgados nesta segunda-feira (10).
A unidade informou que recebe por volta de 800 mil novos pedidos de aposentadoria por mês, que incluem perícias, agendamentos e outros serviços, sendo que são analisados cerca de 700 mil benefícios por mês. Cerca de 20% da demanda aguardam documentos que devem ser entregues pelos cidadãos ao INSS.
Conforme os dados da Secretaria de Perícia Médica Federal, existem 457.805 solicitações de benefício aguardando a realização de perícia. Em contrapartida, o instituto ratifica que estão avançando no quesito de agilizar as responsabilidades de tratar os diretos dos brasileiros como a implantação de medidas para acelerar a análise de benefícios, investindo na automação de análise, deslocamento de servidores de outras áreas para auxiliar na verificação de benefícios, o que teria aumentado em 22% a capacidade de produção e investimento na capacitação de colaboradores.
A longa fila de cidadãos aguardando o processo favoreceu um acordo entre o INSS com o Ministério Público e com a Defensoria Pública, homologado pelo Supremo Tribunal Federal, para definir prazos que não haviam antes para os requerimentos de reconhecimento inicial de direito.
Prazos de espera
Cada benefício possui um prazo que varia de acordo com a complexidade exigida para análise, com base na responsabilidade e agilidade a todos os tipos de requerimentos que chegam.
Em relação ao tempo médio de espera, levando em consideração o último balanço realizado em outubro de 2021, para benefícios da Previdência Social o prazo é de 68 dias, já para o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que atua nos serviços de Amparo Social a Pessoa Portadora de Deficiência e Amparo Social ao Idoso, o tempo médio de concessão é de 283 dias.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Cadeirante é agredido com pedaço de cano pela ex-mulher em Campo Grande
Vítima foi atingida na coluna, região onde passou por cirurgia recentemente, e socorrida pelos Bombeiros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.