Confiança Empresarial sobe ao maior nível desde agosto de 2021 no Brasil
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 0,8 ponto em setembro ante agosto, para 101,5 pontos, maior nível desde agosto de 2021, informou nesta segunda-feira, 3, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador mantém a tendência de alta pelo sexto mês seguido, com crescimento de 2,7 pontos no terceiro trimestre de […]
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 0,8 ponto em setembro ante agosto, para 101,5 pontos, maior nível desde agosto de 2021, informou nesta segunda-feira, 3, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador mantém a tendência de alta pelo sexto mês seguido, com crescimento de 2,7 pontos no terceiro trimestre de 2022, ante uma alta de 7,0 pontos no trimestre anterior.
“O ICE se aproxima do nível de agosto de 2021, o maior alcançado desde o início da pandemia de covid-19. Desta vez com avaliações mais positivas sobre a situação atual e expectativas menos favoráveis em relação aos meses seguintes, principalmente no horizonte de seis meses à frente. Os setores menos otimistas são o Comércio e Indústria. Neste último setor, nota-se um pessimismo crescente com as perspectivas para a demanda externa – principalmente no segmento de Intermediários – reflexo da forte desaceleração em curso da economia mundial”, avaliou Aloisio Campelo Júnior, superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.
O Índice de Confiança Empresarial reúne os dados das sondagens da Indústria, Serviços, Comércio e Construção. O cálculo leva em conta os pesos proporcionais à participação na economia dos setores investigados, com base em informações extraídas das pesquisas estruturais anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a FGV, o objetivo é que o ICE permita uma avaliação mais consistente sobre o ritmo da atividade econômica.
O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) cresceu 0,7 ponto em setembro ante agosto, para 102,0 pontos, maior nível desde junho de 2013. O Índice de Expectativas (IE-E) avançou 1,0 ponto, para 100,1 pontos, maior patamar desde outubro de 2021.
Na passagem de agosto para setembro, a confiança dos serviços subiu 1,0 ponto, para 101,7 pontos, e a do comércio cresceu 2,4 pontos, para 101,8 pontos. A indústria teve redução de 0,8 ponto, para 99,5 pontos, enquanto a construção aumentou 3,5 pontos, para 101,7 pontos.
Em setembro, a confiança avançou em 61% dos 49 segmentos integrantes do ICE.
A coleta do Índice de Confiança Empresarial reuniu informações de 3.975 empresas dos quatro setores entre os dias 1º e 27 de setembro.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Moraes proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto
A decisão foi motivada por notícias publicadas pela imprensa sobre solicitações de acesso
Polícia é acionada em casa com cães abandonados e filhote morto no Noroeste
Cães muito magros sem comida, além de um filhote morto
Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix
O Banco Central aprovou nesta quinta resolução que moderniza o tradicional boleto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.