Confiança do comerciante cai em Campo Grande pelo segundo mês consecutivo, aponta CNC

Confiança dos comerciantes apresentou crescimento a nível nacional
| 27/04/2022
- 18:47
comerciantes comércio campo grande
Comércio de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

O ICEC (Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Campo Grande) está em 135,2 pontos em abril, segundo a CNC (Confederação Nacional do de Bens, Serviços e de ).

Em março, o indicador foi 138,7 e, em fevereiro, 140,3. Já no mesmo período do ano passado, o índice era menor e fechou em 117 pontos, segundo a Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul).

A pontuação vai na contramão do índice de comerciantes a nível nacional, que apresentou crescimento este mês em relação ao mês anterior.

“Fatores externos, mas com impacto nas vendas devem ter contribuído para essa percepção, como aumento da energia elétrica, combustível, que tem influência em vários insumos, e o impacto referente a guerra na Europa”, explica a gerente do IPD (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento) da Fecomércio, Regiane Dedé de Oliveira.

“Os empresários estão cautelosos pois somos um estado cuja matriz ainda agrícola sofre os impactos dessa natureza”, completa.

Percepção dos comerciantes

De acordo com a pesquisa, 70% dos empresários estão com os estoques adequados. A percepção negativa da economia ocorreu entre os empresários de semiduráveis e duráveis.  

“Para 30,8% dos empresários do segmento de duráveis, as condições da empresa estão muito melhores e para 45,3% estão pouco melhores. Indicadores que estavam 36% e 43%, respectivamente", diz a economista.

"São oscilações como essas e que estão permeando a sondagem deste mês que nos apontam como o mercado está oscilando e ainda cauteloso com o momento em que estamos passando”, aponta. O resultado completo da pesquisa pode ser conferido neste link.

Veja também

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 9,4% em abril deste ano, o menor...

Últimas notícias