Novo pagamento do PIS-PASEP foi confirmado para acontecer a partir de março. Dessa vez, será para quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de 2019 e atende a outros critérios para receber o abono salarial.
Esse valor estará disponível para saque a mais de 320 mil trabalhadores, segundo o Ministério do Trabalho e da Previdência. Esses ciidadãos não haviam retirados os valores do ano-base de 2019 e terão nova chance para resgatar o dinheiro. O montante “esquecido” chega a R$ 208,5 milhões do abono salarial do PIS/Pasep do ano-base 2019.
Para resgatar os valores deixados para trás, o trabalhador deverá comparecer a uma unidade de atendimento do Ministério do Trabalho com documento oficial com foto a partir do dia 31 de março.
Assim, um recurso administrativo deverá ser aberto para que o PIS-PASEP seja reenviado para saque aos bancos pagadores (Banco do Brasil ou Caixa Econômica).
Dessa forma, terão direito ao PIS-PASEP do ano-base 2019 apenas quem se encaixa nos seguintes critérios:
- Ter recebido por pelo menos 30 dias de trabalho em 2019.
- Atuado com carteira assinada em 2019.
- Ter recebido, em média, no máximo dois salários mínimos mensais em 2019.
- Estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos 5 anos.
- Que o seu empregador tenha atualizado seus dados na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).
Como consultar o abono salarial?
Para saber se terá direito ao PIS-PASEP, basta consultar a Carteira de Trabalho Digital ou o portal gov.br, pelo link https://www.gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial.
Além disso, há possibilidade de realizar consulta ao canal 158 do Ministério do Trabalho e Previdência, bem como das unidades presenciais da pasta.
Pela Carteira de Trabalho Digital, é necessário que o trabalhador atualize o aplicativo. Depois, basta acessar a aba 'benefícios' e 'abono salarial' em seguida. Assim, será possível visualizar valor, dia e banco para recebimento.