Os servidores públicos estaduais recebem a segunda parcela do 13º salário no dia 10 de dezembro. O pagamento foi antecipado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, já que estava previsto inicialmente para o dia 20 de dezembro.
Neste ano, o abono natalino foi dividido em duas parcelas. A primeira foi quitada em julho, dentro do plano de recuperação da economia chamado de ‘Retomada MS’, lançado com o objetivo de conter os efeitos da pandemia de covid-19.
“A antecipação do 13° é fundamental, pois dá previsibilidade para o servidor, que pode se programar com os gastos de fim de ano. Também fortalece o comércio, que pode se preparar com promoções para esse período. Antecipar o 13° é movimentar a economia e atender o servidor”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
Ao todo, são 81 mil servidores estaduais, entre ativos e aposentados. Em julho, a folha extra de pagamentos referente a primeira parcela do 13° salário injetou R$ 250 milhões na economia. Agora, a expectativa é de que a segunda parcela impacte em R$ 169 milhões a folha de remunerações do Governo do Estado. Os cálculos ainda estão sendo fechados.
(com assessoria)