Conforme a resoluçao Gecex nº 189, publicada no DOU (Diário Oficial da União) do último dia 20, a medida entra em vigor sete dias após a publicação, com término de vigência em 31 de dezembro de 2021.

Não é a primeira vez que o Ministério da Economia adota essa estratégia: em outubro do ano passado, a Camex já tinha autorizado a suspensão do imposto de importação para o até 31 de março de 2021, e da soja, do óleo em bruto e da farinha e pellets até 15 de janeiro de 2021.

A medida foi adotada, à época, porque havia expectativa de estabilização na alta do dólar. Além disso, previa-se que a safra de grãos neste ano possibilitaria autossuficiên, de modo a reequilibrar a relação de preços com as proteínas animais. Todavia, o dólar seguiu em alta, o que afetou ainda mais os preços nacionais.

A safra dos grãos foi recorde, com colheita de 109 milhões de toneladas de milho e de 135,5 milhões de toneladas de soja. Ainda assim, os preços internos seguiram em alta, diante do aumento da exportação frente ao dólar alto.