INSS negado: Saiba como recorrer de negativas aos benefícios previdenciários
Procedimento pode ser feito em quatro formas distintas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Segurados com o benefício do INSS negado podem recorrer para terem acesso aos pagamentos, já que o procedimento de contestação é garantido por lei e pode resultar na concessão de valores ainda mais altos.
O INSS tem por obrigação permitir com que a população conteste a recusa de seus pagamentos. O procedimento pode ser feito em quatro formas distintas levando desde a anulação do salário como há acréscimos em seus valores.
A primeira opção em caso de recusa é concordar com a negativa. Nessa situação o cidadão passa a abrir mão do direito de receber seu benefício, seja ele um auxílio doença ou aposentadoria.
Quando o pedido é negado e seu titular não apresenta uma resposta, o INSS subentende que o processo foi encerrado e desse modo o cidadão fica sem direito ao salário.
Outra possibilidade é a de um novo pedido. Nesse caso, o cidadão recebeu e negativa e também não contestou. Sua escolha foi por solicitar mais uma vez o direito de ter acesso ao mesmo benefício.
É importante ressaltar que haverá todo o processo de tramitação das documentações novamente e caso o pagamento seja aprovado não virá de forma retroativa considerando o pedido anterior.
No caso daqueles que quiserem ter acesso ao retroativo, o recurso administrativo é a primeira opção. Ele pode ser feito diretamente no Meu INSS pelo próprio cidadão e não necessita do acompanhamento de um advogado previdenciário, ou seja, é gratuito.
Para que o recurso administrativo seja validado, o INSS concede um prazo de 30 dias, período utilizado para uma revisão do processo feita pela Junta de Recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social.
Sendo aprovado, o órgão tende a negociar com o segurado para que o valor de seu benefício passe a ser ofertado, mas não garante a restituição total do período em atraso.
Por fim, a última alternativa é a ação judicial. Trata-se da medida mais segura e eficaz quando o cidadão tem certeza de que se adequa a todas as exigências do benefício solicitado.
Nesse caso, ele deverá contar com o suporte de um advogado previdenciário que pedirá mais do que o valor do salário, sendo contabilizada também a restituição do atraso e demais gastos relacionados ao processo. A justiça poderá conceder ainda o pagamento levando em consideração os juros e correção monetária.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Procura por material escolar já começou e papelarias de Campo Grande se preparam para ‘boom’ de janeiro
Papelarias de Campo Grande já estão com estoque pronto para ano letivo de 2025
Justiça marca julgamento de vereador que tenta reverter cassação em Rio Brilhante
Parlamentar foi condenado por improbidade administrativa e teve os direitos políticos cassados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.