O prazo para declarar o Imposto de Renda 2021 começou nesta semana e se encerra no dia 30 de abril. Uma das principais dúvidas para quem faz a declaração sozinho é se deve optar pelo modelo simples ou completo na hora de enviar os dados à .

De acordo com o UOL, a escolha vai depender das despesas que você tem que deduzir. Se você tem filhos como seus dependentes, paga escola particular, e ainda contribui com previdência privada, são grandes as chances de o modelo completo ser a melhor opção. Todas essas despesas são dedutíveis, isto é, podem ser abatidas do imposto devido. No caso de gastos com saúde, não há limite de valor para a dedução, desde que as despesas estejam devidamente comprovadas no .

Porém, se você não tem filhos, não tem gastos com educação nem com saúde, provavelmente o modelo simplificado será mais vantajoso para você. Nesse modelo, o programa de preenchimento da declaração aplica um desconto padrão de 20% sobre a base de cálculo do imposto, limitado a R$ 16.754,34.

Antigamente, havia dois formulários distintos para preencher a declaração: o formulário do modelo completo e o do modelo simplificado. Os contribuintes eram obrigados a fazer simulações com os dois formulários, repetindo o preenchimento de informações, o que demandava muito tempo e trabalho, além de gerar confusão.

Já faz alguns anos que a Receita Federal otimizou o processo de preenchimento do Imposto de Renda em um único formulário. Mas, a regra tributária dos dois modelos, completo e simplificado, permanece valendo.

Já faz alguns anos que a Receita Federal otimizou o processo de preenchimento do Imposto de Renda em um único formulário. Mas, a regra tributária dos dois modelos, completo e simplificado, permanece valendo.

Se você não faz ideia tem certeza qual modelo tributário escolher, fique tranquilo. O próprio programa ajuda o contribuinte a fazer a escolha mais vantajosa para reduzir o imposto a pagar ou aumentar a restituição.

Depois de concluir o preenchimento de todas os campos da declaração, especialmente as rendas obtidas e as despesas realizadas, consulte a janela “Opção pela Tributação”, no canto inferior esquerdo do programa.