Cotidiano / Economia

FGTS: confira os 3 grupos de trabalhadores que podem resgatar valor com adicional de até R$ 2,9 mil

Fique atento aos prazos para não ficar sem o benefício

Gabriel Maymone Publicado em 09/04/2021, às 11h53

Governo divulga novo calendário de pagamentos do FGTS
Governo divulga novo calendário de pagamentos do FGTS - Divulgação

Os trabalhadores podem consultar o calendário de pagamentos do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) disponibilizado pelo governo. Até o dia 30 de abril, três grupos de trabalhadores poderão sacar parte dos recursos disponíveis em conta: os nascidos em fevereiro, março e abril. Assim, os 9,7 milhões de trabalhadores que aderiram à modalidade poderão retirar uma parte do saldo disponível em contas ativas e inativas, além de uma parcela adicional de até R$ 2.900.

O saque pode ser realizado a partir do mês de aniversário do trabalhador até o segundo mês subsequente. Por exemplo, os beneficiários nascidos em abril que optaram pelo saque-aniversário foram autorizados a fazer a retirada no primeiro dia deste mês, sendo que o prazo segue até 30 de junho.

Então, para quem nasceu em janeiro, o prazo para fazer a retirada encerrou em 31 de março. Já para quem faz aniversário em fevereiro, é possível resgatar a quantia até 30 de abril. Veja abaixo o calendário completo:

Mês do aniversárioData disponível para realizar o saque
JaneiroDe janeiro a 31 de março
FevereiroDe fevereiro a 30 de abril
MarçoDe março a 31 de maio
AbrilDe abril a 31 de junho
MaioDe maio a 30 de julho
JunhoDe junho a 31 de agosto
JulhoDe julho a 30 de setembro
AgostoDe agosto a 29 de outubro
SetembroDe setembro a 30 de novembro
OutubroDe outubro a 31 de dezembro
NovembroDe novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022
DezembroDe dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022

Como funciona o saque-aniversário?

Esta modalidade liberada pelo governo federal permite que o trabalhador possa retirar, todos os anos, uma parte do saldo de suas contas do FGTS, sempre no mês do seu aniversário. A adesão ao programa não é obrigatória.

Os trabalhadores podem consultar o valor do Saque Emergencial FGTS e a data em que o recurso será creditado na Poupança Social Digital por meio dos seguintes canais:

  • App FGTS
  • Site fgts.caixa.gov.br.
  • Central Telefônica CAIXA 111, opção 2.
  • Internet Banking.

O saque-aniversário não é de todo o saldo da conta, mas de um percentual, que varia conforme o valor disponível. Confira a tabela com limites de saques:

Jornal Midiamax