Cotidiano / Economia

Entenda as novas regras para solicitar e sacar auxílio doença no INSS em 2021

Podem receber o benefício aqueles que ficarem impedidos de trabalhar por conta de doença ou de acidente

Fábio Oruê Publicado em 26/04/2021, às 17h47

Solicitação do auxílio pode ser feita diretamente na internet
Solicitação do auxílio pode ser feita diretamente na internet - Foto: Arquivo/ Jornal Midiamax
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou novas regras para a solicitação do auxílio doença, sem a necessidade de perícia médica presencial. Isso foi aderido em caráter opcional, por conta da pandemia causada pelo coronavírus e terá validade até o final deste ano.
O INSS está com dificuldades de atender os segurados por conta da transmissão da covid-19, que fez com que as agências ficassem fechadas durante meses. Apesar da volta, as unidades foram reabrindo de forma gradual e as perícias médicas estão sendo realizadas em algumas agências, que são consideradas aptas pelo governo.
A exceção da necessidade da perícia médica presencial foi concedida para os casos considerados simples. Sendo assim, apenas nas situações em que a comprovação do direito é possível por meio de análise de exames e atestado médico. 

Auxílio doença

Podem receber o benefício aqueles que ficarem impedidos de trabalhar por conta de doença ou de acidente, por mais de 15 dias consecutivos. Além disso, para poder receber o dinheiro, o segurado deve ter realizado contribuições para a Previdência Social pelo período mínimo de 12 meses. Porém, se o afastamento for por conta de acidente de trabalho, não é necessário que o trabalhador cumpra um período de carência.
O segurado precisar ter documento de identificação oficial com foto, que permita o reconhecimento do requerente, CPF, Carteira de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS, documentos médicos decorrentes de seu tratamento, como atestados, exames, relatórios, etc, para serem analisados no dia da perícia médica (não é obrigatório),
Já para o empregado é necessário a declaração assinada pelo empregador, informando a data do último dia trabalhado e comunicação de acidente de trabalho (CAT), se for o caso. Para o segurado especial (trabalhador rural, lavrador, pescador) são os documentos que comprovem a situação, como contratos de arrendamento, entre outros.
Como solicitar o auxílio doença do INSS: 
  • Faça o login no site ou app Meu INSS;
  • Selecione a opção “Serviços”;
  • Clique em “Benefícios”;
  • Em seguida, selecione a opção “Agendamento/Solicitações”;
  • Nessa área, clique em “Novo requerimento”;
  • Selecione a opção “Benefício por incapacidade”;
  • Clique em Auxílio doença com documento médico;
  • Em seguida, aperte o botão “Avançar”;
  • Analise e preencha o formulário com suas informações;
  • Anexe os documentos solicitados;
  • Depois, clique em “Avançar”;
  • Faça o agendamento da perícia médica;
  • Por fim, clique em “Gerar comprovante”.
Jornal Midiamax