União autoriza instalação de indústria para explorar batata doce em MS
O Ministério da Economia autorizou, na última semana, a instalação de uma nova indústria em Mato Grosso do Sul para a exploração de uma matéria prima ainda não explorada no estado. A empresa Biofaz Sugar MS Indústria de Xaropes Ltda, será instalada na ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Bataguassu para explorar a batata […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério da Economia autorizou, na última semana, a instalação de uma nova indústria em Mato Grosso do Sul para a exploração de uma matéria prima ainda não explorada no estado. A empresa Biofaz Sugar MS Indústria de Xaropes Ltda, será instalada na ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Bataguassu para explorar a batata doce.
A autorização foi dada na Resolução nº 12 do CZPE, publicada no DOU (Diário Oficial da União), de 17 de julho de 2020. Na mesma data, foi publicada no DOU a Resolução nº 14, que aprova o plano de trabalho da ZPE de Bataguassu.
De acordo com a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a autorização da União trará a MS a primeira indústria de plástico biodegradável a partir da batata doce.
“São ações importantes do Governo Federal, pois a autorização para a instalação da indústria gera uma perspectiva de demanda na construção civil, com geração de empregos e movimentação na economia. Da mesma forma, a aprovação do plano de trabalho da ZPE estabelece o prazo para que em quatro anos seja feito o alfandegamento do local, com a construção da estrutura necessária para o funcionamento da Receita Federal”, comentou o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro.
Exportação
Verruck explicou ao Jornal Midiamax que a ZPE é um espaço onde as indústrias operam com benefícios tributários, cambiais e administrativos, com contrapartida de exportar no mínimo 80% da produção, enquanto 20% ficará para o mercado interno.
“A ideia da ZPE é que se crie núcleos de processamento de exportação e por isso é isento [de tributos]. A ZPE de Bataguassu é um empreendimento privado e uma vitrine importante para que outras indústrias venham se instalar em nosso Estado”, explicou.
A indústria vai exportar xarope de dextrose de batata doce e maltodextrina de batata doce e tem 90 dias a partir da publicação da aprovação para iniciar a instalação na ZPE. A ZPE de Bataguassu pertence ao grupo EGEZPE, possui uma área total de 2 milhões de m² com capacidade de duplicar a área, que é totalmente alfandegada.
Desde 2015 o Governo do Estado trabalha ativamente para a ativação da ZPE em Bataguassu, por acreditar na importância do empreendimento para a economia regional e o potencial para levar Mato Grosso do Sul a novos mercados externos.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
Últimas Notícias
‘Legado inesquecível’: políticos lamentam latrocínio contra professor universitário de Campo Grande
Ex-superintendente de cultura, Roberto Figueiredo foi encontrado morto em casa na madrugada desta sexta-feira (12)
Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Roberto estava com vários ferimentos no crânio
Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 neste fim de semana
Além dos trechos interditados, 15 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga
Durante conversão, motociclista atinge ônibus na Rua Amazonas
Felizmente a vítima teve apenas uma lesão no pé e foi levado para o hospital da Unimed.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.