Cotidiano / Economia

Liberação do FGTS emergencial traz expectativa para comerciantes em Campo Grande

A Caixa Econômica Federal libera na próxima segunda-feira (29) o depósito em conta poupança do FGTS emergencial (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), de até R$ 1.045 para os trabalhadores nascidos em janeiro, e a promessa já deixou os comerciantes de Campo Grande na expectativa para o aumento das vendas. Para o gerente de uma […]

Ana Paula Chuva Publicado em 24/06/2020, às 12h13 - Atualizado às 17h50

(Leonardo de França)
(Leonardo de França) - (Leonardo de França)

A Caixa Econômica Federal libera na próxima segunda-feira (29) o depósito em conta poupança do FGTS emergencial (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), de até R$ 1.045 para os trabalhadores nascidos em janeiro, e a promessa já deixou os comerciantes de Campo Grande na expectativa para o aumento das vendas.

Para o gerente de uma loja de roupas Leonardo Soares,18 anos, a liberação do dinheiro no final do mês ajudar a movimentar os dias mais parados do comércio.

“Com o auxílio o movimento mesmo foi grande no final de maio. Impulsionou as vendas, e o FGTS também vai ajudar, somando com a chegada do frio que é uma época boa de vendas. É dinheiro que as pessoas não estavam contando”, diz.

Também na expectativa do aumento das vendas está o diretor financeiro de uma loja de acessórios Djalma Santos,44 anos. Para ele o movimento sempre fica mais intenso com a liberação de um dinheiro não esperado.

“Todos os auxílios liberados pelo Governo fazem bem para a economia. Aquece o mercado. Acredito que com a liberação do FGTS, o consumidor pode até não vir diretamente aqui na loja, mas ele vai em outra e a funcionária da outra vem gastar”, explica.

“Não geram impacto”

Na contramão da opinião está o fiscal de loja Gonçalo César, 52 anos, para ele os auxílios liberados não geram grande impacto nas vendas, porque muitas pessoas estão precisando de comida.

“Aqui o aumento foi mínimo, 5%. É uma loja de cosméticos. Muitas pessoas estão usando o dinheiro para comprar comida e leite para os filhos. Tinha cabeleireira que vinha aqui 2 vezes na semana, agora vem uma”, diz.

Confira o calendário do saque emergencial do FGTS

Mês de nascimentoCrédito em conta poupançaSaque ou transferência
Janeiro29 de junho25 de julho
Fevereiro6 de julho8 de agosto
Março13 de julho22 de agosto
Abril20 de julho5 de setembro
Maio27 de julho19 de setembro
Junho3 de agosto3 de outubro
Julho10 de agosto17 de outubro
Agosto24 de agosto17 de outubro
Setembro31 de agosto31 de outubro
Outubro8 de setembro31 de outubro
Novembro14 de setembro14 de novembro
Dezembro21 de setembro14 de novembro
Jornal Midiamax