libera na próxima segunda-feira (29) o depósito em conta do FGTS emergencial (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), de até R$ 1.045 para os trabalhadores nascidos em janeiro, e a promessa já deixou os comerciantes de na expectativa para o aumento das vendas.

Para o gerente de uma loja de roupas Leonardo Soares,18 anos, a liberação do dinheiro no final do mês ajudar a movimentar os dias mais parados do comércio.

“Com o auxílio o movimento mesmo foi grande no final de maio. Impulsionou as vendas, e o FGTS também vai ajudar, somando com a chegada do frio que é uma época boa de vendas. É dinheiro que as pessoas não estavam contando”, diz.

Também na expectativa do aumento das vendas está o diretor financeiro de uma loja de acessórios Djalma Santos,44 anos. Para ele o movimento sempre fica mais intenso com a liberação de um dinheiro não esperado.

“Todos os auxílios liberados pelo Governo fazem bem para a economia. Aquece o mercado. Acredito que com a liberação do FGTS, o pode até não vir diretamente aqui na loja, mas ele vai em outra e a funcionária da outra vem gastar”, explica.

“Não geram impacto”

Na contramão da opinião está o fiscal de loja Gonçalo César, 52 anos, para ele os auxílios liberados não geram grande impacto nas vendas, porque muitas pessoas estão precisando de comida.

“Aqui o aumento foi mínimo, 5%. É uma loja de cosméticos. Muitas pessoas estão usando o dinheiro para comprar comida e leite para os filhos. Tinha cabeleireira que vinha aqui 2 vezes na semana, agora vem uma”, diz.

Confira o calendário do saque emergencial do FGTS

Mês de nascimento Crédito em conta poupança Saque ou transferência
Janeiro 29 de junho 25 de julho
Fevereiro 6 de julho 8 de agosto
Março 13 de julho 22 de agosto
Abril 20 de julho 5 de setembro
Maio 27 de julho 19 de setembro
Junho 3 de agosto 3 de outubro
Julho 10 de agosto 17 de outubro
Agosto 24 de agosto 17 de outubro
Setembro 31 de agosto 31 de outubro
Outubro 8 de setembro 31 de outubro
Novembro 14 de setembro 14 de novembro
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro