Justiça de SP decreta falência da Tonon, dona de usina que emprega 600 no MS
A Justiça de São Paulo decretou na última sexta-feira (6) a falência das empresas do grupo Tonon Bioenergia, que possui uma unidade no distrito de Vista Alegre, no município de Maracaju (MS), que emprega cerca de 600 funcionários no interior do Estado. A companhia, com sede em Bocaína (SP), já havia entrado com um processo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Justiça de São Paulo decretou na última sexta-feira (6) a falência das empresas do grupo Tonon Bioenergia, que possui uma unidade no distrito de Vista Alegre, no município de Maracaju (MS), que emprega cerca de 600 funcionários no interior do Estado.
A companhia, com sede em Bocaína (SP), já havia entrado com um processo de recuperação judicial no final de 2015, alegando prejuízos decorrentes dos baixos preços do açúcar e do álcool, além de grandes perdas cambiais, com a variação do dólar na época.
Em 2017, em meio ao processo de recuperação, a companhia vendeu o controle de duas de suas três unidades sucroenergéticas para a gigante Raízen Energia: as unidades Santa Cândida, em Bocaina (SP); e a Paraíso, em Brotas (SP).
A unidade remanescente no MS, que tem seu futuro incerto, tem capacidade de moagem de 3,5 milhões de toneladas por safra. A área plantada de soja é de 30 mil hectares. A usina tem, ainda, capacidade para produzir 132 mil m³ de etanol e 385 mil toneladas de açúcar a cada safra.
Nos últimos meses, a Tonon já vinha dando sinais de que estava mal das pernas, paralisando as atividades da unidade em Vista Alegre em outubro do ano passado. À época, a sucroenergética alegou manutenção no período de entressafra. No entanto, as incertezas sobre as condições financeiras da empresa já preocupavam os trabalhadores.
Em janeiro, funcionários da área agrícola realizaram uma manifestação pedindo o pagamento dos 50% restantes dos salários que era compromisso de ser pago em dezembro, o 13° salário que se encontrava atrasado e o plano de saúde bloqueado.
Em janeiro, a companhia foi alvo de uma manifestação por parte de trabalhadores insatisfeitos com o fato de não terem recebido metade do salário de dezembro, e nem mesmo o décimo terceiro,
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.