Pular para o conteúdo
Economia

Em 22 anos, produção agropecuária brasileira dobrou

A agropecuária no Brasil segue se desenvolvendo, nos últimos 47 anos, o setor apresentou uma alta de, em média, 3,22% ao ano.
Arquivo -

A agropecuária no segue se desenvolvendo, para se ter uma ideia, nos últimos 47 anos, o setor apresentou uma alta de, em média, 3,22% ao ano. Entre os censos de 2006 e 2017, a taxa de crescimento foi de quase  4,3%, superando Estados Unidos (1,9%), China (3,3%), (3,1%) e (2,7%). Quando a comparação é entre os anos de 1995 a 2017, o Valor Bruto da Produção dobrou, sendo que a tecnologia foi responsável por mais de 60% desse crescimento.

Essas informações fazem parte de um levantamento presente no livro “Uma Jornada Pelos Contrastes do Brasil: Cem anos do Censo Agropecuário”, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao todo, foram necessário 64 pesquisadores de diversas instituições para traçar um diagnóstico atual da agropecuária brasileira. Essa pesquisa foi feita a partir de uma análise histórica e de informações estatísticas coletadas pelo censo agropecuário, realizado no país desde 1920.

É claro que existem inúmeros fatores que contribuíram para o desenvolvimento da produção rural no Brasil, como estímulos por parte do governo, investimento em tecnologia e movimentação de mercado com compra e venda de tratores, por exemplo.

Sendo assim a publicação, organizada pelos pesquisadores José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho (diretor de Programa do Mapa) e José Garcia Gasques (coordenador-geral de Políticas e Informações do Mapa), foi dividida em análises de cinco temas: produção e renda, produtividade e inovação, agricultura familiar, políticas públicas e sustentabilidade produtiva.

Vale pontuar que a mudança na frota de tratores é um importante elemento que indica a modernização do setor. A oferta de máquinas agrícolas cresceu no país no mesmo contexto em que houve o avanço da e do milho, a partir da década de 1960, com o surgimento de variedades dos grãos mais adaptadas ao clima e condições do país.

Durante a cerimônia virtual de lançamento do livro, a ministra Tereza Cristina destacou que os dados serão fundamentais para o planejamento da agropecuária do futuro. “Precisamos de inteligência estratégica para crescer, planejar o futuro da nossa bem-sucedida agropecuária brasileira”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados