Com a chegada da chuva em todo o território de Mato Grosso do Sul, produtores aproveitam para acelerar o plantio da , que pode render recorde.

Conforme dados do Projeto Siga/MS, a estimativa é de que a área plantada com soja tenha aumento de 7,55% em relação à safra anterior, ocupando, portanto, 3,645 milhões de hectares.

Com uma produtividade prevista de 53 sacas por hectares, o volume a ser colhido de soja em Mato Grosso do Sul pode chegar a 11,591 milhões de toneladas, aumento de 2,35% em relação ao que foi colhido na safra passada (que já registrou volume recorde).

A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar) destaca que os técnicos que fazem a estimativa são cautelosos. Por exemplo, no ano passado, a estimativa inicial era de 9,9 milhões de toneladas e ultrapassou 11,3 milhões/ton.

Ponto de partida

As chuvas mais significativas da última semana foram o sinal que faltava para o início acelerados das plantadeiras nas lavouras do Estado. Há um pequeno atraso em relação à safra passada (6,5% menor), isso porque a estiagem se prolongou. Entretanto, nos últimos sete dias a semeadura já abrangia 24,5% de toda área estimada para a cultura, com alguns municípios grandes produtores (como e Laguna Carapã) ultrapassando 60% da área já plantada.

Os técnicos tranquilizam com relação a esse pequeno atraso no plantio, já que nos últimos oito anos, 62,4% da semeadura ocorreu entre os dias 9 e 30 de outubro. Como não estão previstas fortes chuvas até fim do mês, as condições são favoráveis para conclusão do plantio ainda em outubro. A partir de novembro as precipitações serão mais regulares, portanto está sendo esperada uma produção dentro da média dos últimos cinco anos.