MS está entre Estados que manterá crescimento econômico
Um levantamento feito entre os Estados brasileiros mostra que apenas Mato Grosso do Sul e outras cinco unidades federativas apresentarão crescimento econômico, podendo até superar o PIB (Produto Interno Bruto) registrado em 2014 (quando o país entrou em recessão). A pesquisa foi feita pela Tendência Consultoria Integrada e, segundo os dados, o melhor desempenho econômico […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um levantamento feito entre os Estados brasileiros mostra que apenas Mato Grosso do Sul e outras cinco unidades federativas apresentarão crescimento econômico, podendo até superar o PIB (Produto Interno Bruto) registrado em 2014 (quando o país entrou em recessão).
A pesquisa foi feita pela Tendência Consultoria Integrada e, segundo os dados, o melhor desempenho econômico teria sido levado em alguns Estados pela iniciativa privada, porém, muitas unidades federativas terão que cortar gastos e reduzir a filha de pagamento para se encaixar na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Em Mato Grosso do Sul o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) determinou o corte de 30% dos servidores comissionados, já que o Estado estava quase alcançando o teto de gastos. Segundo o governo, outras despesas também foram revistas.
No Estado, a economia foi impulsionada pelo crescimento pelo bom desempenho do agronegócio. Além de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso também seguiu a mesma direção e ambos devem ser influenciados pela expectativa de safra recorde de soja em 2019.
Os Estados que terão menos dificuldade este ano, além de MS e MT, serão Pará, Roraima, Santa Catarina e Rondônia. A agricultura também reforçará a economia deste último, que contou com o crescimento do número de imigrantes venezuelanos para manter sua economia saudável – apesar de ter ficado sob intervenção federal até 31 de dezembro.
“Mesmo que de forma atabalhoada, há um movimento maior da economia, com mais pessoas buscando ocupação e suporte do governo federal”, explicou o economista da Tendências, Adriano Pitoli, responsável pelo levantamento ‘Cenários Regionais 2019-2023’.
Já em Santa Catarina, o dólar favorável vai ajudar a indústria de carne e metalurgia. Em termos regionais, o Norte terá o maior avanço do PIB em 2019 por causa da recuperação de algumas áreas, como a indústria eletroeletrônica do Amazonas muito sensível ao ciclo econômico. Junto com o Nordeste, a região foi uma das que mais sofreram com a recessão econômica.
Nos demais 20 Estados e no Distrito Federal, os governadores não terão o mesmo alívio. Pelo levantamento, eles terão crescimento abaixo da média nacional e não conseguirão voltar ao nível pré-crise. Alagoas, Maranhão e Sergipe são os que estão mais distantes do patamar de PIB registrado em 2014. (Com assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Procura por material escolar já começou e papelarias de Campo Grande se preparam para ‘boom’ de janeiro
Papelarias de Campo Grande já estão com estoque pronto para ano letivo de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.