Dois meses após o fim da greve dos caminhoneiros, o setor industrial de Mato Grosso do Sul já dá sinais de recuperação. De acordo com o IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial) do estado, o índice já reverteu a tendência de queda e registrou uma elevação de 2,3 pontos em comparação com maio, mês em que ocorreu a greve nos transportes.

Segundo a (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), a greve, que durou 11 dias, prejudicou o processo de produção de várias unidades sul-mato-grossense, mas o índice reverteu a tendência de queda e alcançou 50,4 pontos em junho. Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, esse movimento ocorreu, principalmente, pelo aumento da participação das empresas com produção crescente ou estável na passagem de um mês para o outro, saindo de 61,1% em maio para 70,3% em junho. “Também contribuiu para o desempenho a ampliação da utilização da capacidade instalada que passou de 67% para 70%”, analisou.

Segundo o coordenador, os movimentos refletem uma recomposição do nível de atividade industrial, mas dados preliminares apontam para mais uma redução dos índices de confiança e intenção de investimento. Resende explica que, com todos os resultados consolidados, o IGDI ficou acima dos 50 pontos. “Essa pontuação sinaliza que, na média geral, o desempenho para o mês de junho foi positivo quando comparado com o mês de maio, segundo a percepção dos empresários respondentes”, concluiu o economista.

O IGDI reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial e considera emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança.