Intenção de consumo das famílias campo-grandenses em dezembro é a maior em três anos

Com a chegada do fim do ano, as famílias campo-grandenses estão mais dispostas a gastar neste mês. O índice que apura a ICF (Intenção de Consumo das Famílias), medida pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), aponta uma recuperação durante o último mês e a intenção de compra chega a 99,4 pontos. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Arquivo Midiamax
Foto: Arquivo Midiamax

Com a chegada do fim do ano, as famílias campo-grandenses estão mais dispostas a gastar neste mês. O índice que apura a ICF (Intenção de Consumo das Famílias), medida pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), aponta uma recuperação durante o último mês e a intenção de compra chega a 99,4 pontos. O valor é o maior em três anos e quase alcança o índice de junho de 2015, que era de 102,2.

O presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul, Edison Araújo, ainda é cedo para uma análise aprofundada sobre a intenção de consumo das famílias, mas a pesquisa já indica um otimismo nos consumidores. “Também é fato que este segundo semestre foi de uma percepção de ligeira melhoria ao longo dos meses. A proximidade da época de final de ano também pode ter influenciado nos números positivos”, complementa Araújo.

Enquanto o índice geral para a intenção de consumo das famílias é de 99,4 pontos, a intenção de compra entre quem ganha até 10 salários mínimos é menor, com 95,4 pontos. A intenção de consumo é maior entre quem ganha mais de 10 salários, com um índice de 120,3 entre as famílias de Campo Grande.

A pesquisa também traz informações sobre a situação de emprego dos campo-grandenses. Entre os entrevistados, 39,9% afirmaram estar mais seguros com o trabalho em relação ao ano anterior. Entretanto, 25,5% das pessoas ouvidas afirmaram estar desempregadas. Além disso, a renda da maioria das famílias permaneceu a mesma do ano passado, com 45,6% dos entrevistados. 34% afirmaram ter uma renda melhor neste ano e 20% das pessoas ouvidas apontam que estão ganhando menos.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário