Lojistas de bairro temem que desemprego atrapalhe vendas de fim de ano

Em várias regiões de Campo Grande as ruas de comércio se tornaram os locais oficiais de compras para quem não quer ir até o Centro: Júlio de Castilho, na Vila Sobrinho, da Divisão, no Parati e José Nogueira Vieira, no Tiradentes são algumas delas. Chegando à época de compras de fim de ano, os comerciantes […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em várias regiões de Campo Grande as ruas de comércio se tornaram os locais oficiais de compras para quem não quer ir até o Centro: Júlio de Castilho, na Vila Sobrinho, da Divisão, no Parati e José Nogueira Vieira, no Tiradentes são algumas delas. Chegando à época de compras de fim de ano, os comerciantes dessas regiões dizem ainda não ter notado aumento nas vendas.

Lojistas de bairro temem que desemprego atrapalhe vendas de fim de ano
Há 20 anos na Júlio de Castilho, empresária diz que desemprego pode afetar vendas no fim de ano. (Foto: Marcos Ermínio)

Na Júlio de Castilho, os comerciantes dizem que neste ano, as vendas estão mais lentas do que em anteriores. Há 20 anos no local, Eliana Dalva é dona de uma loja de vestidos de festas. Segundo ela, nem na época da reforma da avenida, em 2011, em que os comerciantes enfrentaram problemas similares aos que hoje são encontrados na 14 de julho, as vendas foram tão baixas.

“É a primeira vez que eu vejo um ao parado assim. O pessoal diz que está sem dinheiro, tem muita gente desempregada e estão economizando para pagar contas. Eu acabei de voltar de viagem. É a primeira vez que eu fecho a loja nessa época do ano. Até mesmo na época da reforma tinha mais movimento”, comenta a empresária.

Com uma loja de cosméticos a pronta-entrega recém-inaugurada, os irmãos Álvaro e Paula Jara, dizem que praticamente não tiveram encomendas de kits de presente para o Natal. Paula já era consultora das marcas e diz que em outros anos, os clientes já encomendavam os presentes nesta época de ano.

Lojistas de bairro temem que desemprego atrapalhe vendas de fim de ano
Irmãos abriram loja, mas vendas de presentes de Natal ainda não começaram (Foto: Marcos Ermínio)

“Só estão saindo maquiagens para o uso no dia-a-dia. Tivemos dois kits encomendados até agora. Em anos anteriores, eu já estava fazendo os pedidos nesta época do ano. Está todo mundo esperando o dinheiro entrar. Isso [cosméticos] não é prioridade e vão deixando para comprar só em cima da hora”, afirma Paula.

No Parati, uma comerciante também diz que não notou o aumento das vendas. “Ainda não percebi aumento nenhum nas vendas”, comenta. Na rua, o forte são os restaurantes e lanchonetes, os moradores confirmam que o movimento é só para o setor de alimentação durante a noite

Shopping

 

Lojistas de bairro temem que desemprego atrapalhe vendas de fim de ano
Shopping registra aumento das vendas, se comparado a 2017. (Foto: Divulgação/Casa Cor)

Na região norte de Campo Grande, o Shopping Bosque dos Ipês tem boas expectativas com as vendas de fim de ano. Segundo a superintendência do empreendimento, comparado ao mesmo período de 2017, houve um crescimento de 4,2% no fluxo de pessoas no shopping.

“Para o final do ano há grandes expectativas, como a inauguração de várias lojas e grandes eventos, como: a campanha Black Week de 19 a 25 de novembro e a Casacor MS que iniciou no último dia 19 de outubro e vai até o dia 2 de dezembro, início da Campanha de Natal com a chegada do Papai Noel de helicóptero e a inauguração do Bosque Expo, espaço multiuso destinado para eventos”, explica a superintendente do Shopping Bosque dos Ipês, Adriana Flores.

Com relação à decoração de Natal, a montagem inicia no dia 12 de novembro. No dia 18 de novembro, as lojas funcionarão do 12h às 20h para esperar o pouso do helicóptero com o bom velhinho no estacionamento do centro comercial. A programação especial gratuita começa a partir das 16h.

O Shopping Campo Grande não divulgou números, mas também indica crescimento em relação ao ano passado. “A expectativa do Shopping Campo Grande para o fim de ano é de que o volume de vendas seja ainda maior em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o que já tem sido observado nos últimos meses”.

De acordo com o shopping, a chegada do Papai Noel será no dia 10 de novembro, a partir das 14h, com atividades como pinturinha facial, distribuição de balões e de produtos

Lojistas de bairro temem que desemprego atrapalhe vendas de fim de ano
Shopping Campo Grande também espera aumento nas vendas

Bauducco, além das apresentações da Banda do Papai Noel, com fadas e duendes, da banda do CMO (Comando Militar do Oeste) e do Grupo Guavira.

A decoração de Natal será inaugurada na mesma data, com o tema Toy Story. Ainda em novembro será realizada a Black Friday, nos dias e 23, 24 e 25 e também estão programados sorteios diários para a promoção de Natal.

Conteúdos relacionados