Após três anos fechada, a usina de álcool Rio Amambaí retomou atividades nesta quinta-feira (14) em , a 359 km de Campo Grande. A unidade recebeu investimentos no valor de US$ 90 milhões e apoio com incentivos fiscais por parte do Governo do Estado.

De acordo com informações da (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a unidade recebe investimentos do fundo investidor norte-americano, Amerra. A expectativa para a produção anual é de 3,2 milhões de toneladas de açúcar nos próximos três anos. A usina Rio Amambaí vai produzir etanol e açúcar e passa a integrar o grupo de 19 usinas em operação em Mato Grosso do Sul.

O titular da Semagro, Jaime Verruck, destacou que o papel do Governo do Estado é de apoiar, permitir e facilitar empreendimentos como este. Já o representante do fundo investidor norte-americano, Rogério Martins, explica que foram cultivados 18 mil hectares de cana-de-açúcar para manter a usina e na safra de 2018/2019 o consumo já deve subir para 2,1 milhões de toneladas. Para isso, conta com 700 funcionários diretos e outros 380 indiretos, somando mais de mil novos postos de trabalho locais.

O prefeito do município, prefeito José Izauri de Macedo (DEM), afirma que a chegada da empresa aumenta a expectativa com a geração de empregos. “A reabertura desta usina gera para nós muita perspectiva positiva, já que para nós ela representa emprego, renda e desenvolvimento”, contou.

(Com informações da Semagro)