As famílias campo-grandenses estão menos endividadas, conforme aponta a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), apurada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Os resultados de abril, que indicam 54,6% das famílias endividadas, revelam leve queda em relação a março, cujo índice foi de 55,3%. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando o índice foi de 60,3%, a redução foi maior em março.

Mesmo com a redução Campo Grande ainda tem 166.750 famílias endividadas, o índice de endividamento leva em consideração dívidas como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.

Apesar da pequena redução, cerca de 36,9% das famílias campo-grandenses endividadas não terão condições de quitar suas dívidas no próximo mês.

Campo Grande ainda tem 166.750 famílias endividadas, aponta pesquisa

O tempo de atraso dessas dívidas também é alto, mais da metade das famílias endividadas da capital estão com contas em atraso há mais de 90 dias.

Das famílias endividadas, 47,1% têm entre 11% e 50% da renda familiar comprometida com o pagamento das dívidas. Já o tempo de comprometimento da renda, ou seja, o tempo que a renda familiar ainda vai ficar comprometida pelas dívidas também é alto, na capital quase metade das famílias endividadas ainda terão sua renda comprometida por mais de um ano.

Os resultados da Peic ainda revelam que o grande vilão do endividamento das famílias campo-grandenses é o cartão de crédito, ele representa 65,8% das dívidas, seguido por carnês de lojas que representam 25,8% das contas na capital.

Campo Grande ainda tem 166.750 famílias endividadas, aponta pesquisa
Tipo de dívida – Reprodução/PEIC