A conta de luz ficará mais cara em algumas cidades do estado. A (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o reajuste tarifário da empresa Elektro Eletricidade e Serviços. A concessionária não é predominante no estado, mas atende cinco municípios de Mato Grosso do Sul: Três Lagoas, Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Rio Pardo e Anaurilândia, localizados na fronteira com São Paulo. O reajuste de 23% passa a valer a partir de segunda-feira (27).

A Elektro atende 2,6 milhões de unidades  consumidoras, localizadas nas cinco cidades de MS e em 223 municípios de São Paulo. O reajuste aprovado foi de 23,12% para residências. Já para as empresas, a conta de energia terá um aumento de 23,20% para baixa tensão e 26,75% para alta tensão.

Ao calcular o reajuste, a Aneel considera a variação de custos associados à prestação do serviço. Segundo a Agência, o que mais influenciou no reajuste da Elektro foram os chamados componentes financeiros, relacionados à aquisição de energia e ao risco hidrológico.

“Sozinhos, os componentes financeiros responderam por 13,36 pontos porcentuais do reajuste médio de 24,42% aprovado. Por outro lado, esse mesmo efeito financeiro tende a atenuar, em 2019, o próximo processo tarifário da distribuidora”, disse a Agência.