Cotidiano / Economia

Vendas no varejo crescem 0,8% em Mato Grosso do Sul

Terceiro resultado positivo consecutivo 

Midiamax Publicado em 15/08/2017, às 20h50

None

Terceiro resultado positivo consecutivo 

Pelo terceiro mês consecutivo, as vendas do comércio registraram resultados positivos. Em junho, o setor apresentou alta de 1,2% frente a maio. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta terça-feira (15). Mato Grosso do Sul avançou 0,8%.

O desempenho do mês foi fortemente influenciado pela liberação das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pela queda da inflação e pelo recuo das taxas de juros. Medidas adotadas pelo governo para reorganizar a economia também impulsionaram o desempenho do período.

No varejo classificado como ampliado, que incluí os ramos de veículos e peças e de materiais de construção, o avanço foi de 4,4% na comparação com junho do ano passado – o melhor resultado para o mês desde 2012, quando as vendas haviam crescido 12,5%.

Segundo o IBGE, os principais destaques positivos foram os setores de móveis e eletrodomésticos (2,2%); tecidos, vestuário e calçados (5,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,7%). A lista segue com combustíveis e lubrificantes (1,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,5%); e livros, jornais, revistas e papelaria (4,5%).

Aumento das vendas

Os números do IBGE mostram ainda que o crescimento das vendas foi disseminado pelo País. De 27 unidades da federação, 21 ficaram no positivo em junho. O destaque do mês foi Roraima, com alta de 4,9%. No segundo lugar desse ranking figura Tocantins, com 3,3%.

Jornal Midiamax