Reforma da Previdência não irá diminuir rombo da área, diz secretário
Proposta deve apenas impedir que gastos aumentem
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Proposta deve apenas impedir que gastos aumentem
O secretário Nacional de Previdência Social, em entrevista ao Portal UOL, declarou que a reforma da previdência proposta pelo governo Federal não irá diminuir o rombo na área.
De acordo com o secretário, tudo que a reforma fará será manter o gasto do governo com a Previdência em 8%. Sem a reforma, Caetano diz que esse percentual tende a aumentar.
“Se não fizer nada, a gente vai ter que suportar um aumento de carga tributária de 10 pontos percentuais do PIB”, disse o Secretario. Caetano ainda fez uma exemplificação de quanto esse valor iria impactar nos impostos pagos pelos contribuintes.
“Ou seja, hoje, fazendo uma simplificação, de um ano que a gente trabalha, quatro meses a gente utiliza para pagar tributos. Então esses quatro meses ficariam algo na faixa de seis meses”, explicou.
A proposta de reforma da previdência do governo Federal dificulta o acesso à aposentadoria, aumentando a idade mínima de 65 anos para solicitação do benefício e estabelecendo a exigência de 49 anos de trabalho.
Sindicatos e trabalhadores argumentam que o rombo utilizado pelo governo como justificativa para a reforma seria uma farsa, pois desconsidera apenas o arrecadado de empresas e trabalhadores para suprir as contas com Previdência.
Para os contrários a proposta, impostos como CSLL (Contribuição Sobre Lucro Líquido), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e PIS/Pasep também deveriam ser considerados.
Para o Secretario, há rombo na Previdência mesmo com a inclusão da receita desses tributos. “Se a Previdência por si só já tem um deficit de R$ 150 bilhões, só o INSS, naturalmente que ela está puxando dinheiro de outras áreas.
“Esse dinheiro que está indo para a Previdência é o dinheiro que está deixando de ir para Assistência, está deixando de ir para a Saúde. Então, existe um deficit”, afirma Marcelo Caetano.
(com supervisão de Evelin Araujo)
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Mãe de Mel Maia expõe ‘abandono’ das filhas: “Me sinto um lixo”
Debora Maia botou a boca no trombone e desabafou sobre uma crise com as filhas; empresária é mãe de Yasmin e Mel Maia; veja
Anúncio de doação de filhotes de labrador comove, mas publicação é fake news
Mensagem já foi compartilhada até mesmo na Espanha, onde foi desmentida em pouco tempo
Já fez sua aposta? Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões neste sábado
Apostas podem ser feitas até 19h (horário de Brasília)
Com poucos minutos de diferença, três motociclistas ficam feridos em acidentes na Joaquim Murtinho
Dois motociclistas foram socorridos pelo Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.