Declaração começa em março

A Secretaria da do Brasil divulgou nesta sexta-feira (06), o cronograma do (Imposto sobre Renda da Pessoa Física) para 2017. De acordo com a Receita, o prazo de entrega da declaração do IRPF começa no dia 02 de março e termina no dia 27 de abril.

 Além da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física, outros programas e aplicativos são contemplados pela Receita,  para facilitar o cumprimento das obrigações tributárias por parte dos contribuintes.

Em 2017 os programas e aplicativos são:  Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física para o exercício de 2017, ano-calendário 2016;  Programa de Apuração dos Ganhos de Capital – GCAP2017;  Programa Carnê Leão 2017;  Rascunho da Declaração (aplicativo que possibilita efetuar um rascunho da declaração a ser entregue no ano seguinte).

 De acordo com o site da Receita, na segunda quinzena de janeiro, uma Portaria Ministerial com a Tabela do Reajuste do Salário de Contribuição será publicada, para a aplicação das alíquotas da Contribuição Previdenciária em 2017. Após a divulgação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) pelo IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatistica), referente a dezembro de 2016. 

Confira o cronograma:

Cronograma