Produção de petróleo é de 2,55 milhões de barris por dia em março
Queda de 5% em relação ao mês anterior
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Queda de 5% em relação ao mês anterior
A produção de petróleo no Brasil alcançou 2,55 milhões de barris por dia (bbl/d) em março deste ano, crescimento de 12,6% em relação ao mesmo mês de 2016 e queda de 4,7% na comparação com o mês anterior. Os números foram divulgados hoje (2) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A produção de gás natural foi 101,3 milhões de metros cúbicos por dia, superando em 12,2% a produção do mesmo mês em 2016. Houve queda de 5% em relação ao mês anterior. A produção total de petróleo e gás natural no país foi aproximadamente 3,187 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).
A produção do pré-sal correspondeu a 47% do total extraído no Brasil em março. Foram produzidos aproximadamente 1,499 milhão de barris de óleo equivalente por dia. A produção de petróleo foi aproximadamente 1,208 milhão de barris por dia e a de gás natural, de 46,25 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), redução de 2,4% em relação ao mês anterior.
O aproveitamento de gás natural no mês alcançou 96,6%. A queima de gás em março foi 3,5 milhões de m³/d, redução de 12,4% em relação ao mês anterior e de 25,3% em relação ao mesmo mês em 2016.
Campos produtores
O Campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural, produzindo, em média, 638,3 mil bbl/d de petróleo e 27,7 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural. Os campos marítimos produziram 94,9% do petróleo e 83,3% do gás natural. A produção ocorreu em 8.404 poços – 806 marítimos e 7.598 terrestres. Os campos operados pela Petrobras produziram 95,5% do petróleo e gás natural. Estreito, na Bacia Potiguar, teve o maior número de poços produtores: 1.105. Dom João Mar, na Bacia do Recôncavo, foi o campo marítimo com maior número de poços produtores: 62.
A FPSO Cidade de Itaguaí, no Campo de Lula, produziu, por meio de seis poços a ela interligados, 195,6 mil boe/d e foi a UEP (Unidade Estacionária de Produção) com maior volume. Em março deste ano, 291 concessões, operadas por 24 empresas, foram responsáveis pela produção nacional. Destas, 80 são concessões marítimas e 211 terrestres. Do total de concessões produtoras, duas exercem atividade exploratória e produzem por meio de teste de longa duração (TLD), e seis são relativas a contratos de áreas contendo acumulações marginais.
As bacias maduras terrestres (campos/testes de longa duração das bacias do Espírito Santo, do Potiguar, do Recôncavo, de Sergipe e de Alagoas) produziram 137 mil boe/d, sendo 110,1 mil bbl/d de petróleo e 4,3 milhões de m³/d de gás natural. Desse total, 131,8 mil barris de óleo equivalente por dia foram produzidos pela Petrobras e 5,2 mil boe/d por concessões não operadas pela Petrobras, sendo 318 boe/d em Alagoas, 2.346 boe/d na Bahia, 66 boe/d no Espírito Santo, 2.286 boe/d no Rio Grande do Norte e 229 boe/d em Sergipe.
Notícias mais lidas agora
- Delegado e investigadores são afastados após busca e apreensão sem mandado em hotel de MS
- Comparsa de ‘Neguinho do CV’ é preso em casa de distribuição de drogas no Aero Rancho
- ‘Pode bater’: Promotora mostra conversas em que Stephanie ria ao mandar Christian agredir Sophia
- Morte de Sophia fica em 2º plano e defesa tenta justificar omissão de mãe citando violência doméstica
Últimas Notícias
Dupla que roubou comércios e esfaqueou dono de mercearia é presa em frente a delegacia
Dupla foi presa quando tentava fugir de Campo Grande para Dois Irmãos do Buriti
Justiça propõe conciliação em mais três ações de moradores por mau cheiro da JBS
Justiça recebeu ‘enxurrada’ que pode chegar a 200 processos de moradores pedindo indenização ao frigorífico
Claudinho Serra espera, de novo, fim do prazo para entregar atestado médico à Câmara
Tucano pode completar oito meses sem pisar na Câmara de Vereadores depois que foi preso em abril deste ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.