No auge da crise, 2016 teve melhor dezembro dos últimos 4 anos, revela boletim

Consumidor está mais confiante

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Consumidor está mais confiante

O mês de dezembro de 2016 foi o mais vantajoso para o comércio de Campo Grande desde o ano de 2012, aposta pesquisa do MCV (Movimento do Comércio Varejista) realizada pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). O relatório apontou 122 pontos para o mês, 21 pontos a mais que o mesmo período do ano passado.

Além de ter sido maior que 2015, o resultado de dezembro ficou também 22 pontos acima do indicador de novembro, seguindo a tendência de melhora apresentada desde o mês de setembro. “Apesar de todas as incertezas, embora a recuperação não esteja ocorrendo de forma rápida, é indiscutível que as condições gerais estão melhores. A expectativa de um dezembro superior ao que enfrentamos em 2015 por fim se concretizou”, analisa o economista-chefe da ACICG, Normann Kallmus.

Metodologia – Para a realização da pesquisa, são consideradas a evolução dos dados do setor, englobando as transações realizadas entre empresas e também entre consumidores e o comércio. Conforme a sazonalidade característica do comércio na época, o MCV foi desenvolvido com base fixa definida pela média do desempenho do ano de 2014. O Índice é composto de dois outros sub índices que ajudam a avaliar sua evolução: o MCV-PF, que analisa as transações entre Pessoas Físicas e as empresas do setor terciário, e o MCV-PJ, que avalia as transações entre as empresas.

A média do MCV acumulado no ano foi de 93 pontos, pois, segundo Kallmus, janeiro apresentou um MCV de 74 pontos, impactando negativamente a média. O indicador ficou sete pontos abaixo da média de 2014, no entanto, o indicador de dezembro de 2016 foi superior ao de 2015.

Os índices específicos para pessoa física e pessoa jurídica também apresentaram melhora. O MCV-PF de dezembro de 2016 foi de 128 pontos, contra 106 no mesmo mês de 2015, 124 em 2014, e 113 em 2013. “Este indicador, que só foi superado pelo de 2012 (142) é o que melhor explica o desempenho positivo em relação ao ano passado”, explica o economista.

Já o MCV-PJ de dezembro de 2016 foi de 72, contra os 58 registrados em dezembro de 2015, e 82 em 2014. “Houve uma queda do indicador em relação aos dois meses anteriores (outubro e novembro) o que, no entanto, se repete sazonalmente com grande consistência”, complementa.

“Comparando-se diretamente os indicadores de dezembro dos últimos cinco anos, nota-se que, isoladamente, o de 2015 foi o melhor desde 2012, o que não pode ser considerado como um indicador absoluto, até porque a média do ano foi bastante inferior à de 2014. Outro ponto a ser destacado é que oMCV-PJ foi superior somente ao de 2014, demonstrando que as transações entre empresas continuam abaixo dos valores históricos em função da evidente retração do mercado e da tendência de redução de estoques, evitando imobilizações sem garantia de liquidez”, explica Kallmus.

Curva de Tendência – A Curva de Tendência é um modelo matemático que nos possibilita considerar impactos sazonais e projetar o comportamento de uma série. O gráfico abaixo apresenta a curva de tendência (linha tracejada), elaborada a partir das médias móveis de 4 meses. “Como se verifica, a nova inflexão a partir de novembro, aponta agora para uma tendência de aceleração da recuperação. Perspectivas Janeiro não costuma ser um mês forte para o varejo e nada indica que 2017 será melhor. Opeso dos impostos e as férias deverão drenar recursos do comércio local”, finaliza o economista.

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