12 laudos técnicos foram emitidos 

O Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou nesta segunda-feira (27) que os 12 laudos técnicos de produtos de 21 empresas investigadas na , feitos a partir de produtos recolhidos no comércio em 22 Estados, não indicaram nenhum risco à saúde.

De acordo com o site de notícias Uol, Maggi disse que “nenhum dos nossos laudos indicou qualquer perigo até agora para o consumo destes produtos, tudo normal”, afirmou Maggi. Segundo ele, foram recolhidas 174 amostras de produtos no comércio até agora, e novos laudos devem ficar prontos ao longo da semana.

Quando a operação foi anunciada pela Polícia Federal, o Ministério da Agricultura interditou preventivamente três fábricas alvo da operação. Após iniciar as fiscalizações nas 21 unidades que listou, o ministério interditou mais três fábricas alvo da operação.

Apesar disso, Maggi diz que em nenhuma empresa foi encontrado problema sanitário grave. Em uma delas, de ração para animais, havia alguns insumos vencidos; em outra, não havia ninguém para receber a fiscalização; nas outras, havia suspeitas e problemas burocráticos, disse Maggi.

A fiscalização do Ministério da Agricultura vai continuar ao longo da semana, garantiu o ministro. Ainda não há um balanço de quantos frigoríficos investigados já foram inspecionados.

Segundo o ministro, as fiscalizações continuarão ao longo da semana, mas ele tratou de tranquilizar a população. O Ministério da Agricultura fez questão de explicar que o recolhimento de alguns produtos determinado pelo governo também não significam risco à população. “Foram recolhidos produtos com irregularidades menores, como proporção errada de ingredientes, uso de carne de frango ao invés de peru e por aí vai, nada perigoso”.