‘Jeitinho brasileiro’ lota Central do IPTU a dois dias do fim das renegociações

Prazo termina na sexta-feira

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Prazo termina na sexta-feira

O ‘jeitinho brasileiro’ de deixar tudo para a última hora é um dos responsáveis pela lotação na Central do IPTU durante a última semana de negociações. Perto de vencer o prazo para que contribuintes renegociem dívidas, mesmo com cerca de 25 atendentes, a espera por atendimento ultrapassou uma hora.

A aposentada Liliane Ribeiro, de 60 anos, procurou o ponto de negociações na tarde desta quarta-feira (8). Mesmo com senha para atendimento preferencial, a espera foi grande. Ela conta que chegou ao local perto das 16 horas e, por volta das 16h30, 27 pessoas ainda estavam na frente.

“A gente tem que esperar né, fazer o que. Infelizmente falta agilidade, além disso eles poderiam colocar mais atendentes”, afirma. Questionada porque deixou para a resposta foi certeira. “É o jeitinho brasileiro”, disse.

O carteiro José Antônio Rodrigues, de 43 anos, aproveitou a folga para ir até a Central do IPTU negociar o imposto  de 2016. Para ele, os horários poderiam ser mais flexíveis. “Tem gente que trabalha, poderiam estender o atendimento pelo menos até 18 horas. Acho que esse é um dos motivos que fazem o pessoal deixar para a última hora também”, acredita.

“Costume do brasileiro” é a justificativa encontrada pela doméstica Jaqueline Gonçalves, de 45 anos, para tanta procura às vésperas do fim do prazo para renegociar dívidas pendentes. “O resultado é esse tanto de gente aí”, relata.

Para pagamento do valor acertado na negociação à vista haverá redução de 90% dos juros de mora e 75% das multas. Para o pagamento parcelado (em até 5 vezes), haverá redução dos 75% dos juros de mora e 50% das multas.

A Central do IPTU fica na Rua Arthur Jorge, 500, Centro. O atendimento é das 8h às 16h.