Black Friday atrai 120 mil turistas e fronteira fatura U$ 35 mi, estima setor

Movimento aumento 20%

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Movimento aumento 20%

O cenário não é um dos melhores para o comércio, mas ainda assim a semana de megaliquidação do ‘Black Friday’, inspirada no varejo dos Estados Unidos, mas na fronteira entre Brasil e Paraguai, reuniu 120 mil turistas e movimentou U$ 30 milhões entre os dias 7 e 10 de setembro, estima a Associação comercial e Empresarial de Ponta Porã. 

Enquanto o número de pessoas cresceu 20% de um ano para o outro, causando filas e bastante tumulto em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, o faturamento permaneceu o mesmo do ano passado, uma mostra de que o consumidor está comprando menos. As vendas atingiram a rede hoteleira, supermercados e as tradicionais lojas de produtos importados, com descontos anunciados de até 70%. 

Para o comerciante e presidente da associação, Amauri Ozório Nunes, a promoção foi um bom negócio e superou a estimativas do setor varejistas, que tem enfrentado períodos difíceis devido à queda do poder de compra do brasileiro.  “Esperávamos 90 mil pessoas, em vendas ficou igual em valores devido ao menor poder aquisitivo por causa da crise, mas os hotéis ficaram cheios, do lado brasileiro e paraguaio, teve posto de combustível que ficou sem produto”, conta.

O Shopping China divulgou que por dia recebeu em torno de 20 mil pessoas. Um dos atrativos foi a queda do dólar a R$ 3,26; no mesmo período do ano passado a moeda norte americana estava R$ 3,40, enquanto em 2015 a cotação passava dos R$ 4.  Entre os produtos mais cobiçados estavam os 

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