Aneel deverá revisar metodologia de bandeiras tarifárias em 2018
Para evitar mudanças bruscas de um mês para o outro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para evitar mudanças bruscas de um mês para o outro
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deverá revisar no ano que vem a metodologia que define o acionamento das bandeiras tarifárias, para evitar mudanças bruscas de um mês para o outro. Segundo o diretor-geral da Aneel Romeu Rufino, a agência tem preocupação de não causar confusão na cabeça do consumidor.
“É uma questão que nos causa um pouco de incômodo a bandeira ter esse grau de oscilação, de volatilidade que está tendo. A bandeira é um instrumento relativamente novo, a cada ano a gente revisita a metodologia e já está no nosso radar, olhando para a frente, para o ano que vem, reavaliar essa metodologia que define o valor da bandeira”, disse.
Na semana passada, a Aneel definiu que a bandeira tarifária para o mês de junho será verde, sem cobrança extra para os consumidores. Desde abril, a bandeira acionada era a vermelha patamar 1, o que representa um acréscimo de R$ 3 para cada 100kWh (quilowatts-hora) consumidos.
Rufino explicou que o sistema atual que define qual bandeira deve ser acionada em cada mês é muito sensível ao volume de chuvas registrados em algumas regiões nas semanas anteriores à definição da bandeira, sem levar em conta o nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas. A cor da bandeira (verde, amarela ou vermelha) depende do custo de operação das termelétricas que são acionadas para garantir o suprimento de energia.
O diretor não quis fazer novas previsões para as bandeiras neste ano. “Não temos um convênio muito fiel com São Pedro, às vezes ele nos surpreende. Nesse caso, positivamente”, disse. Recentemente, Rufino havia previsto que a bandeira vermelha continuaria acionada até o fim do ano.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Agendão: Fim de semana em Campo Grande tem concurso de Cosplay, Desapega e ‘Férias no Museu’
Confira os eventos gratuitos que são realizados neste fim de semana em Campo Grande
BBB 25: Líder, Diogo Almeida revela indicação ao Paredão: ‘Me deu motivo’
Poucas horas após vencerem a Prova do Líder, Diogo Almeida e Vilma já revelaram quem devem indicar ao segundo Paredão do BBB 25
PM encontra drogas escondidas no quarto de jovem com ajuda da mãe na Vila Moreninha III
Mãe de um dos suspeitos apareceu durante abordagem e levou os policias até a sua residência
Umidade do ar despenca e MS deve registrar máxima de 39°C nesta sexta-feira
Chuvas típicas de verão não estão descartadas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.