Mudança valerá a partir de 8 de abril

Os 993 mil clientes da Energisa em Mato Grosso do Sul vão saber na terça-feira, 4 de abril, de quanto será a ‘pancada' no orçamento a partir de 8 de abril, quando a empresa será autorizada pela Aneel (Agência Nacional de ). Ou seja, as faturas de maio virão com a mudança no preço. A decisão vai sair de reunião pública da diretoria da Aneel, que encerra um processo de reajuste anual da tarifa iniciado em fevereiro.

Difente de anos anteriores, a Aneel não divulga mais de quanto é o pedido da empresa para o reajuste. Hoje, o órgão de regulação definiu a mudança de preços para companhias que atuam em outros estados, e chegou a determinar a diminuição dos valores, em percentuais que chegaram a 10%.

Para a clientela da Energisa, o Conselho de Consumidores da empresa acha difícil que venha uma redução nos preços, mas espera um aumento inferior a 10%, segundo a presidente do órgão, Rosimeire Cecília da Costa. Rosimeire vai participar da reunião da Aneel,que poderá ser acompanhada também pela internet no site da Agência. “Nós já pagamos quase 50 centavos por um quilowatt de energia. É muito caro”, observa.

Embora tenha sido descoberto um erro que levou R$ 1,1 bilhão dos consumidores de energia em todo o País, o que levaria a uma possível redução na tarifa, no Estado, segundo a presidente do COnselho, há outros fatores a considerar. De acordo com ela, um dos itens que pesam sobre a revisão anual do preço da energia no Estado é a compra de energia de Itaipu, que é dolarizada.

Economize, já

De antemão,  a orientação dela aos consumidores, para não ter um susto com a conta de maio, é a preocupação ferrenha com o consumo racional de energia elétrica. Com o fim do verão, por exemplo, um dos comportamentos a mudar é o uso indiscriminado do ar-condicionado, um dos maiores sumidouros de energia elétrica.

Rosimeire alerta,ainda, que no próximo ano, o aumento poderá será bastante impactante, por ser época de revisão tarifária, que está prevista a cada cinco anos, pelo contrato firmado entre o Governo do Estado à época da privatização da antiga Enersul, em 1997. Essa revisão ocorre a cada cinco anos.A última foi em 2013.

Em 2018, os consumidores da Energisa também vão sofrer a influência de uma conta que será dividida entre todos no País, a de uma indenização de
R$ 62 bilhões às transmissoras de energia. O acordo feito é que o rateio seja feito a partir dos reajustes a serem autorizados em julho. No caso da Energisa, fica para abril do ano que vem, junto com a revisão tarifária dos 5 anos.

A empresa abastece 74 dos 79 municípios do Estado. Os outros recebem energia da Elektra, que atua no interior de São Paulo.