Cotidiano / Economia

Receita deposita restituições de 29.282 contribuintes em MS

Último lote regular está programado para dezembro

Wendy Tonhati Publicado em 16/11/2016, às 10h36

None
imposto-de-renda.jpg

Último lote regular está programado para dezembro

A Receita Federal deposita nesta quarta-feira (16), as restituições do Imposto de Renda Pessoa Física de 29.282 contribuintes de Mato Grosso do Sul. O total a ser pago no Estado é R$ 34.568.695,25. O último lote regular está programado para dezembro.

No Brasil são 2,25 milhões de contribuintes, totalizando R$2,75 bilhões. Neste penúltimo lote de 2016, serão liberadas também restituições dos exercícios de 2008 a 2015 de declarações que deixaram a malha fina.

Por meio da página da Receita Federal é possível saber se a declaração foi liberada. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. 

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Jornal Midiamax