MS: mercado de reposição está em ritmo lento

Falta de oferta de animais tem ditado o ritmo dos preços

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Falta de oferta de animais tem ditado o ritmo dos preços

Mesmo com a demanda mais calma não foi suficiente para retirar a firmeza do mercado de reposição em Mato Grosso do Sul. As negociações foram mais lentas devido ao feriado de carnaval.

A situação dos pastos teve uma melhora por causa das chuvas dos últimos meses. Assim, há possibilidade de reposição atualmente, considerando a condição das pastagens.

Além disso, a falta de oferta de animais é o que tem ditado o ritmo dos preços. Considerando os machos anelorados, os preços médios estão 1,5% maiores do que em janeiro e 4,3% superiores frente ao mesmo período do ano passado.

Os recriadores/invernistas estão pagando mais pela reposição e as cotações dos animais terminados não acompanharam a valorização das categorias jovens. A arroba do boi gordo teve queda de 0,2% na cotação, em relação a fevereiro de 2015.

Diminuiu 5,4% o poder de compra do pecuarista em relação ao garrote (9,5 arrobas). Atualmente, com a venda de um boi gordo no Estado, é possível adquirir 1,35 garrote, frente a 1,42 em fevereiro do ano passado.

Não estão descartadas valorizações, no entanto, limitadas pela resistência dos compradores devido à perda do poder de compra.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário