Lojas abrem no sábado, mas movimento decepciona lojistas

Pós-festa frustra também clientes em busca de promoções

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pós-festa frustra também clientes em busca de promoções

Mesmo com o feriadão após o réveillon, parte do comércio da região central funcionou normalmente durante o primeiro sábado de 2016. Ainda assim, dezenas de lojas da Rua 14 de Julho permaneceram de portas fechadas e muitas colocaram até avisos nos portões, anunciando o retorno para segunda-feira (4). A Rua 13 de Maio estava deserta e na Avenida Calógeras, poucas lojas decidiram funcionar. E muito embora houvesse muitos carros estacionados, os pedestres caminhavam sem sacolas nas mãos. Ou seja: 2016 não começou bem de vendas.

O movimento fraco, no entanto, já era esperado para este sábado. “Não teve surpresa, a gente abre porque tem que abrir. Muita gente viajou, aproveitou o feriadão, e o salário ainda não caiu. Acredito que na segunda o movimento se restabeleça, vamos torcer”, relatou o proprietário da Casa Camilo, Camille Obeid. Já o vendedor Leandro Pompeu, 35, foi mais cético e considerou que as vendas vão demorar um pouco para aumentar. “Agora vão começar as despesas pesadas de início de ano, IPTU, IPVA, outros impostos, material escolar… Então, eu acho que essas primeiras semanas de janeiro vão continuar fracas”, disse.

Nas grandes varejistas, como Casas Bahia e Magazine Luiza, as promoções até chamavam atenção de quem passava, mas poucos clientes entravam nas lojas para conferir de perto as ofertas. “O movimento tá fraco, então a gente tem que fazer de tudo pra conquistar o cliente, mostrar as promoções e as formas de pagamento”, disse um vendedor que não quis se identificar. “Hoje vendi duas televisões em promoção”, conta.

Pós-festa frustrante

A telefonista Simone Diniz, 32, estava com amigas e irmãs no Centro em busca das promoções de vestuário. Porém, ela afirma que decepcionou-se com os preços. “Vim para aproveitar as promoções do pós-festas. Mas, olha, não está valendo à pena, não. Não sei se segunda-feira vai ter alguma promoção boa, mas até agora tudo que vi é o mesmo preço que estava no natal.

Da mesma forma, Luan e Marisa Sousa, casados há um mês, não encontraram o que procuravam neste sábado. “Vi propaganda de TV dizendo que ia ter promoção de móveis de cozinha, mas chegando aqui só as peças de modelo antigo estão em oferta. Vamos esperar mais ou, quem sabe, ver na Internet”, concluíram.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário