São 80 mil propriedade rurais para aderir

 

O prazo para adesão ao CAR (Cadastro Ambiental Rural) acaba nesta quinta-feira (05) em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, apenas 45% das propriedades rurais se cadastraram até o fim desta manhã, segundo a Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico). O prazo será prorrogado apenas para pequenos produtores.

De acordo com a secretaria, mais de 36 mil já se cadastraram, de um total de 80 mil. O CAR é um registro eletrônico que regulariza as informações ambientais referentes a: situação das APP (Áreas de Preservação Permanente), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do Brasil.

O cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais e deveria ter sido concluído em maio do ano passado, um ano após ser implantado. Com baixa adesão na época, o governo concedeu mais 12 meses, tempo máximo de prorrogação via medida administrativa, como determina o novo Código Florestal (Lei 12.651/2012).

Para se cadastrar

O produtor rural deve apresentar os dados ambientais de sua propriedade rural no sistema do site do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS). http://www.imasul.ms.gov.br/

Aquele que não se inscrever no CAR-MS até hoje constará como irregular, podendo ficar impedido de obter licenciamento ambiental, financiamentos e até mesmo restrições na comercialização.