Aos demais, prazo final acaba nesta quinta

 

Os produtores e possuidores de imóveis rurais com até 4 módulos fiscais ganharam uma ‘folga’ para inscrição no CAR (Cadastro Ambiental Rural). O prazo agora é 5 de maio de 2017, segundo decisão publicada no DOU (Diário Oficial da União). Os demais produtores precisam se cadastrar até às 23h59 desta quinta-feira (05).

O prazo foi estendido também para o PRA (Programa de Regularização Ambiental) e para os benefícios previstos no novo Código Florestal.

Em Mato Grosso do Sul, a estimativa, segundo o Incra é de que 80 mil propriedades rurais façam cadastro, uma vez que o Estado conta com 30,2 milhões de hectares.

O preenchimento do CAR/MS é obrigatório e o responsável pelas informações na inscrição é o produtor rural. No portal do Sistema Famasul (www.famasul.com.br) há uma cartilha Perguntas e Respostas – Novo Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural.

Para se cadastrar

Para cadastrar suas informações, o produtor rural deve no sistema disponível no site do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS).

Aquele que não se inscrever no CAR-MS até a data limite constará como irregular, podendo ficar impedido de obter licenciamento ambiental, financiamentos e até mesmo restrições na comercialização.