Estado registra queda considerável no abate de bovinos em 2015
MS ficou em segundo lugar do ranking
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
MS ficou em segundo lugar do ranking
O Brasil sofreu redução considerável no abate de bovinos no 4º trimestre de 2015, em relação a igual período do anto anterior. Na queda, Mato Grosso do Sul ficou com a segunda posição do ranking, com diminuição no abate de 144,76 mil cabeças.
De acordo com levantamento apresentado na última quinta-feira (17) pelo (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2015, foram abatidas 30,64 milhões de cabeças de bovinos, com queda de 9,6% em relação a 2014. Nesse mesmo ano, foram abatidas 39,26 milhões de cabeças de suínos, um aumento de 5,7% em relação ao ano de 2014. Já o abate de frangos cresceu 5,4% e bateu novo recorde, com 5,79 bilhões de cabeças.
Em relação ao bovinos, foram 831,40 mil cabeças abatidas a menos no país, sendo que as principais quedas ocorreram em Mato Grosso (-252,59 mil cabeças), Mato Grosso do Sul (-144,76 mil cabeças), Minas Gerais (-110,67 mil cabeças), São Paulo (-79,81 mil cabeças), Pará (-78,04 mil cabeças), Goiás (-51,39 mil cabeças), Bahia (-27,28 mil cabeças), e Paraná (-25,01 mil cabeças).
Parte dessas quedas foi compensada por aumentos nas outras cinco Ufs (Unidades da Federação), com destaque ao Maranhão (+11,22 mil cabeças) e ao Rio Grande do Norte (+3,30 mil cabeças). No ranking das UFs, Mato Gross do Sul também aparece na segunda colocação em relação ao abate de bovinos, atrás apenas de Mato Grosso.
Já em relação ao volume de exportação de suínos e de carne de frango, Mato Grosso do Sul apresentou crescimento no período. Foram exportadas 3,68 mil toneladas de suínos e 40,84 mil toneladas de carne de frango.
O trimestre também apresentou queda na aquisição de leite em todas as regiões geográficas do Brasil. Na região centro-oeste o percentual de redução foi de 12,2%.
A produção de ovos também registrou aumento de 0,5% na região. Este aumento só foi possível pelo impulsionamento nos Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, que equilibraram as quedas registradas em Mato Grosso e Distrito Federal.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Cadeirante é agredido com pedaço de cano pela ex-mulher em Campo Grande
Vítima foi atingida na coluna, região onde passou por cirurgia recentemente, e socorrida pelos Bombeiros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.