Caiu 0,56% na véspera

O dólar comercial fechou esta terça-feira (20) em queda de 0,83%, cotado a R$ 3,344 na venda. É a segunda baixa seguida da moeda norte-americana, que havia caído 0,56% na véspera. Com isso, o dólar acumula baixa de 1,29% no mês e de 15,31% no ano. 

Com a proximidade das festas de final de ano, os mercados financeiros já começaram a tirar o pé do acelerador, o que reduziu o volume de negócios nesta sessão.
Economia e política

O mercado continuava cauteloso em relação à política brasileira, em meio aos vazamentos de delações de executivos da Odebrecht que atingiram figuras importantes do governo, inclusive o presidente Michel Temer..
Atuações do BC

O Banco Central novamente não fez nenhuma intervenção no câmbio. O último dia em que atuou no mercado foi em 13 de dezembro.

Nesta terça-feira, o presidente do BC, Ilan Goldfjan, anunciou ações que o BC estuda para ajudar a impulsionar a economia, mas sem um prazo determinado para implantá-las. 
O anúncio faz parte do pacote de medidas do governo para tentar reaquecer a economia brasileira e melhorar a imagem.

Juros nos EUA

No exterior, investidores continuavam na expectativas de novos aumentos na taxa de juros no Estados Unidos.
Na véspera, a presidente do Fed (Federal Rservee, o banco central dos EUA), Janet Yellen, fez um discurso bastante otimista sobre o mercado de trabalho norte-americano. Juros mais altos por lá podem atrair recursos atualmente investidos em economias com taxas maiores, como é o caso do Brasil. A tendência é de alta do dólar por aqui.