Queda de 0,56%

O dólar comercial fechou esta segunda-feira (19) em queda de 0,56%, cotado a R$ 3,372 na venda, após três altas seguidas. Na sexta-feira (16), a moeda norte-americana havia subido 0,57%. Com isso, o dólar acumula baixa de 0,47% no mês e de 14,6% no ano.  O dia foi de poucos negócios por causa da proximidade das festas de final de ano. 
Economia e política

O mercado continuava cauteloso em relação à política brasileira, após vazamentos de executivos da Odebrecht no âmbito da operação Lava Jato e que têm atingido importantes figuras do governo, inclusive o presidente Michel Temer.
Atuações do BC

O BC brasileiro novamente não fez nenhuma intervenção no câmbio. O último dia em que atuou no mercado foi em 13 de dezembro.
Juros nos EUA

Em discurso aguardado por investidores na tarde desta terça-feira, a presidente do Fed (Federal Rservee, o banco central dos Estados Unidos), Janet Yellen, disse que o mercado de trabalho norte-americano está aquecido.

Embora não tenha falado sobre política monetária, Yellen disse que o baixo crescimento da produtividade e os salários, que têm crescido lentamente, ainda incomodam o Fed.

Na semana passada, os EUA decidiram subir a taxa de juros no país. Juros mais altos por lá podem atrair recursos atualmente investidos em economias com taxas maiores, como é o caso do Brasil. A tendência é de alta do dólar por aqui.