Pular para o conteúdo
Economia

Dólar anula alta e passa a cair ante real com alívio no cenário político

Recuava 0,30 por cento
Arquivo -

Recuava 0,30 por cento

O dólar anulou a alta vista durante boa parte do pregão desta terça-feira e passava a cair sobre o real com alívio dos investidores diante do cenário político, depois que a mesa do Senado se recusou a aceitar a liminar que afastava Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência da Casa.

Com isso, avaliavam, a pauta econômica do governo no Congresso poderia ser mantida. Às 15:52, o dólar recuava 0,50 por cento, a 3,4122 reais na venda, depois de bater 3,4676 reais na máxima da sessão e, na mínima, 3,3943 reais. O dólar futuro recuava cerca de 0,30 por cento.

“Com Renan, a PEC do teto deve passar”, comentou um operador de câmbio de uma corretora nacional.
Nesta tarde, a mesa do Senado se recusou a aceitar a liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o afastamento de Renan e afirmou em documento que o tema exige uma decisão do plenário da corte.

A notícia do afastamento havia estressado os investidores, temerosos com o andamento das medidas fiscais. O substituto de Renan, o senador petista Jorge Viana (AC), segundo o jornal O Globo, avisou que suspenderia as votações de projetos do interesse do governo, incluindo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do teto de gastos, cuja votação está prevista para o dia 13 e é considerada fundamental pelo governo.

“Foi um coquetel bastante explosivo para o mercado. O afastamento coloca em risco as votações (no Congresso), daí a alta (do dólar) vista logo cedo”, comentou o economista da corretora Nova Futura, Pedro Paulo Silveira.
Ainda pela manhã, o Senado já havia apresentado recurso ao STF contra a decisão do ministro Marco Aurélio Mello de afastar Renan.

“É normal a arrancada na abertura, depois a moeda (norte-americana) se acomoda, ainda mais porque o mercado sabe que o BC está atento e pode agir mais”, comentou pela manhã Amado, da Spinelli Corretora.

O Banco Central fez novamente leilão de swap cambial tradicional, equivalente à venda futura de dólares, vendendo integralmente a oferta de 15 mil contratos para rolagem dos contratos que vencem em janeiro.

O arrefecimento do dólar frente ao real contou também com a ajuda da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, considerada “dovish” e que sinalizou corte mais pronunciado dos juros em janeiro. Hoje, a Selic está em 13,75 por cento ao ano

“Quando o BC sinalizou que pode cortar os juros mais rapidamente, o estrangeiro entendeu que precisa aplicar mais rápido para aproveitar as taxas”, explicou um operador de uma corretora nacional.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Arquidiocese de Campo Grande recebeu área para construção no Assentamento Estrela (Arquidiocese de Campo Grande, Divulgação)

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

O Cruzeiro recebe o Juventude neste domingo (20), às 15h, no Mineirão, em jogo da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Líder da competição, a Raposa defenderá a condição de primeiro lugar em um duelo de opostos, já que o adversário vive fase complicada na competição. A equipe de Leonardo Jardim alcançou a liderança após vencer … Continued

Transparência

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), cometeu crime ambiental e seria processado

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes