Crise aperta e acirra jogo de sedução entre clientes e lojistas da Capital

Romantismo é o que não falta, mas quando o assunto é colocar a mão no bolso…

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Romantismo é o que não falta, mas quando o assunto é colocar a mão no bolso…

Romantismo é o que não falta, mas quando o assunto é colocar a mão no bolso a resposta é sempre a mesma: a crise. Por causa do mau período econômico, o Dia dos Namorados, comemorado neste domingo (12) tende a ser mais cauteloso para os casais de Campo Grande. De um lado comerciantes ‘se viram nos 30’ para atrair o cliente e de outro, o consumidor que está a cada dia mais exigente pressiona para garantir um presente bom e barato.

Para Paulo Sérgio Moreira, gerente de uma loja de calçados no Centro da Capital, diante da atual instabilidade econômica, lojistas têm preferido focar o investimento em produtos e descontos. “A preferência é investir na qualidade do produto, na mídia e na garantia de descontos e promoções. Nesta época é essencial ser diferente e se concentrar no que traz resultado”, afirma.

O gerente que já está há 15 anos na área comercial lembra que 2016 não tem sido um ano fácil para os lojistas e o cliente que há alguns anos adquiria quatro produtos, atualmente limita-se a duas peças e com exigências de descontos. “Antigamente se vendia naturalmente, hoje é preciso trabalhar duro para que isso aconteça”, revela.

Daniver Mendes, gerente de vendas de uma loja de roupas classifica como preocupante o atual momento financeiro do País. Onde ele trabalha, além da dispensa dos frelances para o Dia dos Namorados, parcelamentos, descontos foram alternativas para driblar o mau momento e estimular o cliente a gastar.

As queixas não aparecem apenas dos comerciantes. O estudante Rafael Ribeiro, de 23 anos,cliente de uma loja de jóias e assessórios, afirma que não está nada fácil comprar o presente da namorada. Corre daqui, mexe dali, mas no fim, um sacrifício a mais sempre é válido. “Vale a pena pra agradar o amor”, relata.

De acordo com uma pesquisa da Fecomércio/MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), comparando com o ano passado onde o Dia dos Namorados injetou R$ 168 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, em 2016 a expectativa é 7,73% menor e não passa da casa dos R$ 155 milhões.

De acordo com o levantamento, 49,9% da população economicamente ativa de Mato Grosso do Sul pretende ir às compras para o próximo dia 12. O valor médio que deverá ser gasto com os presentes é de R$ 127,02 e as lojas que devem receber mais clientes são as de vestuário, floriculturas, perfumes e cosméticos.

Além dos presentes, 45,8% do total de entrevistados pretende comemorar a data, dos quais 58,5% pretende ir a restaurantes.

 

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