Intenção de investimento também caiu

O empresário de Mato Grosso do Sul não estava tão confiante em outubro. O resultado interrompeu a trajetória de cinco altas consecutivas, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (04) pelo Radar Industrial da (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) junto às empresas estaduais.

De acordo com o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, o ICEI/MS (Índice de Confiança do Empresário Industrial de Mato Grosso do Sul) alcançou, no mês passado, 54,2 pontos, apontando queda de 1,3 pontos em relação a setembro.

Em outubro, 41,3% dos respondentes consideraram que as condições atuais da economia brasileira pioraram, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, a piora foi apontada por 39,3% dos participantes e, com relação à própria empresa, as condições atuais estão piores para 37,6% dos empresários, sendo que para 48,8% elas não se alteraram.

“Todos os componentes do indicador de expectativas permanecem acima da linha divisória dos 50 pontos, ou seja, para os próximos seis meses o empresário industrial segue acreditando que ocorrerão melhoras na economia brasileira, sul-mato-grossense e no desempenho da própria empresa”, justifica Ezequiel Resende.

Ainda de acordo com o levantamento, o índice relativo à intenção de investir do empresário industrial caiu na passagem de setembro para outubro com o indicador caindo de 42,6 para 41,3 pontos. “Comportamento semelhante também ocorreu na comparação com o mesmo mês do ano anterior, quando o índice era ainda maior e marcava 43,2 pontos. Por fim, o índice de intenção de investimentos varia de 0 a 100 pontos, quanto maior o índice, maior é a intenção de investir”, analisou o coordenador.

Projeções

Para os próximos seis meses, 28,4% dos respondentes mostraram-se pessimistas em relação à economia brasileira, enquanto em relação à economia estadual o pessimismo foi apontado por 25,3% dos participantes da pesquisa e, quanto ao desempenho da própria empresa, 21% dos respondentes mostraram-se pessimistas.

Por outro lado, 42% dos empresários estão confiantes em relação à economia nacional, enquanto no caso da economia do Estado esse percentual é de 41,8% e, considerando apenas a própria empresa, o índice chega a 49,4%. Porém, para 29,6% a economia brasileira deve permanecer na mesma situação, sendo que para 32,9% a economia estadual ficará inalterada e para 29,6% a situação vai continuar na mesma situação.